tag:blogger.com,1999:blog-5593516.post66137502113827935..comments2023-10-30T09:59:14.843+00:00Comments on Médico Explica Medicina a Intelectuais: Os ratos que a montanha pare...Unknownnoreply@blogger.comBlogger5125tag:blogger.com,1999:blog-5593516.post-46471651373717815112008-06-14T01:00:00.000+01:002008-06-14T01:00:00.000+01:00O sistema de saúde, que se encontra dependente do ...O sistema de saúde, que se encontra dependente do Ministério da saúde, visa a efectivação do direito à protecção da saúde e é TENDENCIALMENTE GRATUITO para os utentes,tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos. O Ministério da Saúde e as administrações regionais de saúde PODEM CONTRATAR COM ENTIDADES PRIVADAS A PRESTAÇÃO DE CUIDADOS DE SAUDE AOS BENEFICIÁRIOS DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE, sempre que tal se afigure vantajoso.(informação retirada da lei de bases da saúde) dúvidas:<BR/>- é gratuito, mas não para todos certo?<BR/>- porque não para já se se fala da saúde das pessoas? mais ainda quando o ministério pode contratar com entidades privadas? o problema é que a partir do momento em que vai para o privado deixa de ser gratuita, certo?<BR/><BR/>e afinal em que ficamos? existe uma lei de bases para k? não era baseado nestes procedimentos que o sistema deveria funcionar?<BR/>onde vai ter um país que define linhas estratégias para se seguirem e depois não passam de um monte de papeis?shaun the sheephttps://www.blogger.com/profile/11655978630900098229noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5593516.post-3985941379054962962008-05-30T00:05:00.000+01:002008-05-30T00:05:00.000+01:00Caros comentadores anónimos: uma achega. É que no ...Caros comentadores anónimos: uma achega. É que no SNS a consulta é gratuita e tem de ser para já, enquanto que na Privada é bem paga e por especial favor é que é atendidoMédico Explicahttps://www.blogger.com/profile/00501180855827141965noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5593516.post-46750043465501159502008-05-29T22:04:00.000+01:002008-05-29T22:04:00.000+01:00lol... o comentário anterior é certamente uma opin...lol... o comentário anterior é certamente uma opinião generalizada! E eu concordo!<BR/>Mas o que as pessoas ainda não perceberam que tanto o público como o privado tem coisas boas e más....Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5593516.post-7732730196118948412008-05-29T19:45:00.000+01:002008-05-29T19:45:00.000+01:00Também há outro aspecto curioso em relação às quei...Também há outro aspecto curioso em relação às queixas de demora no atendimento.. é que se demorarem a atender no SNS, cai o Céu e a Trindade - os médicos andam é a passear, não prestam, ninguém liga nenhuma, isto funciona mal, etc.. se a demora for a mesma ou até superior no privado... "este senhor doutor trabalha mesmo muito, temos que esperar 3 horas e tudo! é porque é muito bom!" <BR/>ou seja, qdo as pessoas vão ao SNS entram já com um preconceito, com todas as pedras na mão e tornam-se muito mais intolerantes a qualquer coisa que corra menos bem. Já qdo entram no privado vão tão (mal) convencidas que tudo corre ás mil maravilhas, que mesmo as faltas mais graves são desculpadas!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-5593516.post-1019848860477264152008-05-28T18:07:00.000+01:002008-05-28T18:07:00.000+01:00Convinha até esclarecer a natureza das reclamações...Convinha até esclarecer a natureza das reclamações: dividi-las entre as pertinentes e as "curiosamente irrelevantes e despropositadas". Chegar-se-ia a conclusões interessantíssimas sobre o tipo de perfil do utente que reclama.<BR/><BR/>Mas não posso deixar de discordar com o nosso anfitrião quando ele diz: <BR/><BR/>" Os detractores do sistema virão dizer já a correr que os portugueses estão pouco habituados a reclamar e a usar os seus direitos... também...mas será que aquelas permilagens subiriam muito, mesmo assim?"<BR/><BR/>Honestamente... Acha mesmo que que as pessoas reclamam tanto como devem? Eu trabalho numa Urgência e posso garantir-lhe que caso fosse utente iria reclamar sempre que a demora prevista para o meu atendimento fosse ultrapassada.<BR/><BR/>Estaria a agir incorrectamente? Estaria a prejudicar o trabalho dos profissionais? Enfermeiros, médicos, administrativos, auxiliares? Talvez até estivesse a ajudá-los... A minha reclamação como utente até vale mais do que uma reclamação de um profissional. Agora imagine se fôssemos muitos(como utentes) a reclamar? Existiria uma maior força, uma maior pressão para mudar as condições de trabalhoque nos beneficiaria a todos, profissionais e utentes<BR/><BR/>Não teremos as nossas expectativas niveladas por baixo e já nos teremos habituados a condições de mau atendimento (por ex a demora excessiva)?Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/11361818218168283438noreply@blogger.com