quinta-feira, dezembro 03, 2009

Porque é que alguns senhores jornalistas não se informam ?


Contradições
Situação de Manuel Machado assusta doentes com hérnia
por LÍLIA BERNARDES,Hoje


Técnico do Nacional contraiu infecção após lipoaspiração, mas notícia de que o seu estado é devido a outra cirurgia está a causar apreensão


Não há evolução no estado clínico de Manuel Machado, internado desde o dia 27 no Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, após uma lipoaspiração abdominal, realizada, três dias antes, numa clínica do Porto. Sabe-se que continua em coma induzido nos Cuidados Intensivos. O estado é grave e mantém o mesmo tipo de tratamento: ventilação, drenagem na zona infectada e câmara hiperbárica.


O DN apurou que as verdadeiras razões que levaram o técnico à urgência seriam para ficar no silêncio dos deuses. Só que a sépsis contraída - uma infecção generalizada do organismo com graves complicações - saltou para a praça pública. Nesse momento, surgiu a versão da hérnia abdominal quando, na realidade, Machado foi sujeito a outro tipo de cirurgia. O silêncio parece, agora, querer tomar conta do acontecimento.


A direcção clínica do hospital decidiu fechar as portas aos jornalistas, recusando falar mais no assunto, até que tal se justifique. Entretanto, as notícias vindas a público em alguns órgãos de comu nicação social, que mantêm a versão da hérnia, têm causado alguma apreensão a doentes que na realidade as possuem e que se encontram em vias de serem submetidos a uma intervenção.


O cirurgião Paulo Gouveia, contactado pelo DN, concordou que a confusão instalada pode causar temores despropositados. "As pessoas não devem ficar alarmadas. Todo o acto cirúrgico é passível de risco. Agora que se possa pensar num quadro de gravidade extrema quando se opera uma hérnia é querer endeusar uma hérnia, uma cirurgia simples e normalmente sem complicações. O doente ao fim de um dia tem alta, com restabelecimento total em 15 dias."
Para o clínico, "e de acordo com as notícias da imprensa", sobre o caso de Machado, terá havido "perfuração do lanço intestinal. O tratamento cirúrgico de uma hérnia não dá morbilidade nenhuma. Pode dar uma infecção, mas nunca um quadro com a gravidade deste. Muito menos a perfuração do intestino. Até porque estamos a ver o que estamos a fazer. Isso acontecer com uma hérnia tem tanta probabilidade como ser o único totalista do Euromilhões", reiterou.
Tags: Desporto, Futebol Nacional

2 comentários:

MA-S disse...

a coisa já vai em hérnia?
porra, que distorção de informação tão infeliz.

Vera Carvalho disse...

Mais negativo que o que aqui refere é a ultima noticia :

Fotos de Machado circulam no hospital


link: http://cogitare.forumenfermagem.org/2009/12/07/fotos-de-machado-circulam-no-hospital/