quarta-feira, junho 09, 2004

A Morte de Sousa Franco, A Saúde dos Intelectuais E O Colesterol

Acerca da morte de António Sousa Franco respigo duas mensagens deste blogue com quase um ano de postagem:

Em 22 de Julho de 2003, escrevi:

"Para ler e pensar.

Qual o papel da comunicação social no crescendo desta situação! Os nossos telejornais transformaram-se em várias TVs Medicina.

Perde-se meia-hora a falar de uma doença de que se conhece um caso em Portugal, e nessa meia-hora a hipertensão, o colesterol elevado, o abuso do tabaco, o sedentarismo levaram muitos deste mundo para o outro!
Doenças evitáveis.
Há quanto tempo não mede a sua pressão arterial, há quanto tempo não faz um análise ao colesterol.
Sabia que neste momento, sentado ao computador, pode estar com uma pressão arterial alta, p.ex. 200/120 mmHg e um colesterol total de 350 mg/dl, dois importantes factores de risco para as doenças cardiovasculares e sentir-se bem, felicíssimo da vida? Mas, amanhã pode ter um enfarte ...
"

Em 14 de Agosto de 2003, disse:

"- Sobre "O Colesterol - em mais de 90% dos casos uma mudança nos hábitos alimentares reduz os níveis de colesterol" - afirma um naturopata. (O que não afirma é que a mudança de comportamentos em qualquer doença tem um êxito quase nulo, confirmado por estudos científicos.)
Cá por mim, faço como muitos dos meus colegas, ingiro diariamente uma aspirina de baixa dose e uma estatina para prevenir as doenças cardiovasculares, um dos flagelos da actualidade.
"

Há meses...

Fui consultado por um intelectual, perguntei-lhe: e o colesterol? E a pressão arterial? Sabe como estão? Não sabia, já há dezenas de anos que não sabia nada do colesterol...

Hoje...

Morreu António Sousa Franco, 61 anos. Segundo o relatório preliminar da autópsia divulgado pelos telejornais, foi vítima de um "enfarte do miocárdio fulminante, mas as suas coronárias mostravam lesões ateroescleróticas antigas", provavelmente relacionadas com o colesterol!

Provavelmente uma morte evitável...

Intelectual ou não que me lê, sentado há horas ao seu computador, amanhã dirija-se ao seu médico de família, ao seu médico assistente, ao seu médico cardiologista, ao seu vizinho médico, atá ao médico da sogra, se for necessário, mas controle o seu colesterol pelo menos uma vez por ano.

Lembre-se: o colesterol mata!

1 comentário:

Anónimo disse...

A Providença de Deus tem os seus tribunais na terra, Camilo Castelo Branco.