domingo, junho 07, 2009

Oh caríssimo Luis com Ana ! Sem ser atendido ... ou porventura deficientemente atendido e orientado?

Bebé morreu sem ser atendido
Monção

Ministério da Saúde averigua para saber se houve ou não negligência médica
Ontem
LUÍS HENRIQUE OLIVEIRA *


Após ter estado por duas vezes no Centro de Saúde de Monção, um bebé de 29 dias viria a morrer no colo do pai, na sala de espera da Urgência do Hospital de Viana do Castelo. Causa da morte é ainda desconhecida. Ministério está a averiguar.

O Ministério da Saúde está a averiguar as condições em que se verificou a morte de um bebé de 29 dias, ocorrida ao princípio da noite da passada quarta-feira, em plena sala de espera da Urgência do Hospital de Viana do Castelo.

Segundo fonte do ministério, a Inspecção-Geral das Actividades em Saúde solicitou ao Centro de Saúde de Monção e ao Hospital de Viana do Castelo que a informassem "de imediato" sobre o que se passou com o recém-nascido. Visa o procedimento apurar se houve ou não negligência, observou a mesma fonte. As causas da morte permanecem, ainda, desconhecidas, tendo o Gabinete de Medicina Legal de Viana do Castelo comunicado à família da criança que os resultados da autópsia só devem ser conhecidos dentro de dois meses.

De acordo com pessoa próxima da família, os pais do bebé levaram-no ao centro de saúde concelhio no final da manhã da passada quarta-feira, uma vez que "aparentava ter muitas dores". Aí, o clínico que assistiu o recém-nascido terá dito que o bebé teria cólicas, dando-lhe, depois, alta. Porém, segundo a mesma fonte, "como as queixas e o choro da criança não paravam, os pais tornaram a levá-lo ao centro de saúde, durante a tarde".

Desta feita, o bebé ficaria em observações naquela unidade de saúde durante cerca de três horas, de onde só sairia por volta das 20.30 horas, "a pedido dos pais e no carro destes, a caminho do Hospital de Viana", onde o bebé viria a falecer. "Um dos médicos do hospital, que foi em auxílio do bebé, disse ao pai da criança que se tivessem chegado mais cedo poderia não ter acontecido o pior", indicou, afiançando que "nada na saúde do bebé fazia prever um tão trágico desfecho".

Indignados, amigos, vizinhos e, mesmo, o autarca local, José Emílio Moreira (ver caixa), apontam o dedo ao facto de não ter sido chamada uma ambulância para efectuar o transporte do centro de saúde para o hospital. Instado sobre a situação, o director do Centro de Saúde de Monção remeteu quaisquer esclarecimentos para a Unidade Local de Saúde alto-minhota, que abriu um inquérito para apurar responsabilidades.
Ao final da tarde de anteontem, o bebé foi a sepultar para o cemitério de Cortes, no concelho, cerimónia que constituiu profunda manifestação de pesar.
* com Ana Peixoto Fernandes

3 comentários:

Anónimo disse...

Estes seus desaforos...

Mário Augusto disse...

Parabéns pelo blog , sempre com excelentes postagens
Abraço
Mário Augusto

Anónimo disse...

A Criança não morreu na sala de espera.
Quando chegou a Viana, a Enf.ª da Triagem chamou-a de imediato e mal a viu levou-a prontamente para a sala de reanimação onde tentaram investir mais de 40 mn em RCP com SAV pediátrico.