sexta-feira, setembro 04, 2009

Gripe Ah! Ou Gripe Há?

Do Jornal Tempo Medicina:


 

"PONTO DE VISTA

Pôr o medo a render

Como santos da casa não fazem milagres, fui ver o que pensa o presidente do Consejo General de Colégios de Médicos, de Espanha, o equivalente da portuguesa OM, sobre o alvoroço em torno da gripe A.
Numa conferência de Imprensa noticiada pelo El Mundo do passado dia 2, Juan José Rodríguez Sendín afirmou o que muitos pensam, mas não dizem, pelo menos publicamente: que «estamos perante uma epidemia de medo que suscita respostas exageradas», e que «o estatuto» que se está dando a uma entidade «tão comum» como a gripe não deriva de «interesses sanitários». Na abordagem da pandemia, existem, assegurou o médico, «interesses de todos os tipos, desde os económicos, que são os mais evidentes, até outros, que podem ser políticos». Parece um incêndio em que, enquanto uns tentam apagá-lo, «há sempre gente empenhada em deitar-lhe gasolina», disse Rodríguez Sendín.
O presidente dos Colégios de Médicos não hesita mesmo em afirmar que com o que se sabe do comportamento do vírus em Espanha e nos países do hemisfério sul, a gripe A «será bastante mais ligeira do que a gripe sazonal a que estamos habituados; a gripe de outros anos foi muitíssimo mais grave e mortífera».
Entre nós, o período eleitoral convida a idênticos exageros, dos quais não estão ausentes sugestões de «medo» e «asfixia democrática», como se nos não lembrássemos dos sufocos que, em outros anos recentes, se não mataram, moeram.

João Paulo de Oliveira

joao.oliveira@tempomedicina.com

TEMPO MEDICINA 1.º CADERNO de 2009.09.07"

1 comentário:

continuando assim... disse...

e há que aproveitar!!! enquanto dura... assustar o povo , desviar as atenções vender muitos remédios!!

há que aproveitar, que esta gripe está a dar resultado !

:)

bom fim de semana

Teresa