sexta-feira, novembro 28, 2003

"Famílias “despacham” doentes psiquiátricos"

Confirmo esta notícia publicada no Diário de Coimbra em 27 de Novembro 2003.

Poder ser que TVI queira entrevistar uma destas famílias exemplares e muito provavelmente fazendo parte do seu share habitual.

"O psiquiatra Adriano Vaz Serra alertou ontem para a existência de um número cada vez maior de famílias portuguesas a quererem «despachar-se» dos doentes psiquiátricos para os hospitais, chegando a privá-los da medicação em casa.
«Há familiares que chegam ao ponto de retirar a medicação ao doente, para que ele descompense de novo e regresse ao internamento hospitalar, depois de ter sido enviado para casa já recuperado», afirmou o especialista de Coimbra, em declarações à Agência Lusa, à margem do V Congresso Nacional de Psiquiatria, que ontem começou nos Hospitais da Universidade de Coimbra."

3 comentários:

Anónimo disse...

quem escreve isto é pq nunca viveu com um doente psiquiatrico o dia todo sem férias nem nada

Médico Explica disse...

Não sei se irá ler este comentário, mas tem toda a razão. Os cuidadores de qualquer doente crónico também têm que ser tratados e ter férias. Um cuidador tmbém deve ser serguido pela equipe de saúde. Mas o conteúdo do post também é uma realidade, talvez mesmo pelos cuidaores não se cuidarem...

Anónimo disse...

felizmente não sei o que isso é... mas retirar a medicação ao doente???
Também não deve ser nada fácil para os familiares....
Complicado!
/PB