quarta-feira, agosto 30, 2006

A Teoria Evolucionista Da Medicina

Posted by Picasa

"No Hospital de Necker em Paris, Dr Laennec atende inúmeras vítimas do surto de tuberculose que na época não havia tratamento medicamentoso. Desenvolveu aparelho tubular com membrana a qual podia transmitir sons naturais ou patológicos e que afirmava, após realização de autópsias, ter importante correspondência clínica o que na época foi motivo de reprovação na classe médica. Hoje o estetoscópio é importante instrumento diagnóstico e peça inerente a todo profissional de saúde."

Conteúdo de um e-mail enviado por um membro da corporação médica.

F******: Denunciem A Máfia Dos Livros Escolares

Um dia de folga (as férias ainda por gozar!), uma garrafa de vinho branco fresquinho do Alentejo, uns amigos, uma jantar, uma denúncia!

Há muitas máfias organizadas e legais em Portugal. A dos livros escolares é uma delas!

Há também médicos mafiosos, para que não me acusem de "corporativista"...

Médicos Em Greve Às Horas Extraordinárias

Sem comentários.

Dos jornais:

"As paralisações vão ter início a partir de 4 de Setembro e durar «até ao dia exacto em que for publicado o decreto lei que revoga a obrigatoriedade das horas extra» feitas pelos clínicos nos serviços de urgência.
A greve às horas extra vai igualmente ocorrer em alguns centros de saúde do distrito.
A contestação do SIM à determinação legal que obriga os médicos a fazerem 12 horas extra por semana na urgência sempre que as administrações hospitalares assim o entendem surgiu depois de o governo ter revogado, em decisão tomada a 3 de Agosto, um decreto-lei datado de 2001 que remunerava este trabalho pela tabela máxima, de forma idêntica para todos os clínicos.
Para o SIM, ao decidir reduzir o valor pago pelas horas extra, o governo não pode manter a obrigação legal de os médicos as fazerem."

domingo, agosto 27, 2006

Blogues Sobre Saúde

Quem estiver interessado sobre a temática da saúde na blogosfera, tem aqui um artigo on-line de João Canavilhas da Universidade da Beira Interior, intitulado "A saúde na blogosfera portuguesa", sem data de publicação.

sábado, agosto 26, 2006

Afinal Vou Fugir da Sobreda Já! Um Médico Para 170.000 Habitantes!

Tá visto.

Os números não são o forte dos jornalistas!

Agora até o Portal do Cidadão diz disparates... porque não creio que tenha sido o Ministro Correia de Campos...


"Cem Unidades de Saúde Familiares em 2006

Segundo o ministro da Saúde, Correia de Campos, até ao final deste ano serão abertas cerca de 100 Unidades de Saúde Familiares (USF), assegurando um médico por cada 170 mil cidadãos."

sexta-feira, agosto 25, 2006

Um Vómito!

F. E. vomitou na revista Sábado de hoje.

Não pelo conteúdo, pois o que lá está escrito não é mais do que a compilação de diversas notícias que ao longo do ano foram sendo divulgadas nos jornais.

Mas pela forma como os títulos, sub-títulos e algumas frases foram construídas, só posso crer que o jornalista sem nome (não lhe dou o prazer do Google o vir buscar a este site!) estava demente (ou alzheimerizado, como se diz hoje) e teve vómitos de conteúdo fecalóide para o teclado do seu computador, sofrendo de alguma obstrução alta do tubo digestivo com acumulação de detritos em locais cinzentos.

Vejam-se as mentiras:

"Exclusivo. As investigações secretas da saúde. Crimes de bata branca.
Uma médica algarvia usou o cartão de crédito de uma utente. Um radiologista asssediou três menores. As crianças podem ser raptadas nos hospitais. Está tudo em documentos a que a Sábado teve acesso. Por f.e. "

- Exclusivo - exclusivo uma merda! Foram notícias nos jornais durante mais de um ano.

- secretas - secretas uma ova. Públicas.

- radiologista - o próprio jornalista escreve no interior que se trata de um técnico de radiologia!

- As crianças podem ser raptadas nos hospitais - podem ser raptadas em qualquer lugar...

- documentos a que a Sábado teve acesso - lá pelo meio dizem que a Inspecção-Geral de Saúde lhe forneceu os documentos, o que não acredito. A Sábado teve acesso aos numerosos jornais que têm publicado...

sábado, agosto 19, 2006

Quero Ir Para A Sobreda!

Segundo o Primeiro de Janeiro,

"O ministro da Saúde anunciou que o Governo pretende abrir cem unidades de saúde familiar (USF) “até ao fim deste ano”, para aumentar em 170 mil o número de pessoas com acesso a um médico de família. “A nossa meta é abrir cem unidades de saúde familiar até ao fim deste ano”, declarou Correia de Campos, durante uma visita ao Centro de Saúde da Sobreda, na Costa da Caparica, adiantando que o Ministério da Saúde pretende ter já em Setembro “entre seis e 12 [daquelas unidades] abertas a título experimental”, distribuídas por todo o País.

No caso do centro de Saúde da Sobreda, onde irá funcionar uma das primeiras USF a abrir já em Setembro, cerca de 1.600 pessoas passarão a ser atendidas por seis médicos,

permitindo, de acordo com o ministro da Saúde, um “regresso à pureza do conceito de medicina familiar”. “É uma mudança radical para a qualidade do atendimento”, considerou o ministro da Saúde."


Ora, 1600 a dividir por 6 médicos dá 266,6 pessoas por médico. Ora, como apenas cerca de 60/70% dos utentes são activos, dá 186,6 utentes por médico.

Quero ir trabalhar para a Sobreda e levar a minha família comigo... é melhor que na Ilha do Corvo!

domingo, agosto 06, 2006

Para Abel G - Resposta A Um Comentário

Caro Amigo, não diga disparates.

Para essas operações, de tão banais,corriqueiras e frequentes não há lista de espera.

Qualquer dia são como as apendicites: são para os internos.

O serviço do Prof. Manuel Antunes é um exemplo. E refiro-me como é óbvio a angioplastias programadas.

Se lhe disseram que era uma cunha enganaram-no.

Há muita gente que se gaba de meter uma cunha: qualquer trabalhador dum hospital pode dizer que vai meter uma cunha, mas é falso...