quarta-feira, março 24, 2004

"Haverá nos médicos alguma homeofobia?"

Pergunta o leitor Nuno Ramos, referindo-se à homeopatia.

Não, caro leitor. Nos médicos não há qualquer medo irracional em relação à homeopatia, nem preconceito contra a homeopatia, nem sequer ódio em relação à homeopatia.

O que há, é falta de evidência científica de que essa prática alternativa traga qualquer benefício para os doentes. Ou qualquer cura para as doenças.

Não basta o Manuel ou o José ou a Zeferina referirem que se deram muito bem com esses remédios para as suas dores nas costas, ou para as suas dores musculares ou para a sua sinusite. São necessários estudos científicos bem estruturados e desenvolvidos com milhares de utilizadores e com percentagens de sucesso superiores às do placebo.

A ciência incorpora as novas descobertas quando estas se tornam reprodutíveis em vários centros.

Não se pode afirmar que a Medicina esteja contra qualquer coisa que melhore a saúde dos doentes. A Medicina já reconheceu a acupunctura e as técnicas manipulativas.

Para mim, a homeopatia foi uma das maiores fraudes do século vinte e se a comunicação social continuar a proteger tudo o que é considerado alternativo, será sempre difícil denunciar estas práticas.

Não concordo com a própria filosofia da homeopatia: as diluições milesimais das moléculas causadoras das doenças, de tanto se diluirem em água desaparecem e nada mais fica que dois átomos de Hidrogénio e um de Oxigénio. Por mais que afirmem o contrário....

Sem comentários: