sexta-feira, maio 07, 2004

20 mg Será O Mesmo 40 mg? E 500 mg será o mesmo que 1 gr?

Ao passar a vista pelas "Web Pages referring to this page, last 24 hours" deste blogue deparei com um acesso vindo de um post do arquivo do bom blogue desBlogueador de conversa datado de 20 de Julho de 2003.

Admirado (já todos conhecemos os ratos de biblioteca) e curioso com o que este rato de blogues (aquele que pesquisa na profundidade os arquivos antigos dos nossos blogues!) estaria a pesquisar, lá fui também eu à Torre do Tombo do desBlogueador de conversa ver o que se teria passado no ano passado.

A sua leitura trouxe ao consciente uma história de hoje na consulta (que - infelizmente - de tão banal já tinha arquivado no sub-consciente a caminho do inconsciente).

Diz-me o doente com o seu ar ingénuo e suplicativo:

- Doutor, passe-me genéricos, são muito mais baratos!
- Mas eu passo-lhe sempre genéricos, sempre que posso e há!
- Pois, mas na última receita fui à farmácia tal e disseram-me que não havia genéricos. Mas depois fui à farmácia tal $ tal e deram-me os genéricos e muito mais baratos, quase metade do preço.

Enquanto o doente descrevia as suas aventuras o médico ia passando a vista pelas suas últimas análises aos lípidos e pela sua última medicação.

- Ouça lá. Olhe que o seu colesterol subiu para 350. Você é diabético, hipertenso, obeso, tem angina de peito. O seu colesterol assim leva-o directo para a cama do hospital, se não o levar para outro sítio!

Depois de muita conversa explicativa e moralizadora o doente mostra-me os seus novos medicamentos genéricos:

- Eu prescrevi 28 comprimidos de 40 mg pravastatina (de marca, porque não há genéricos), a farmácia tal $ tal aviou 60 comprimidos de 20 mg de pravastatina genérica. Estava explicada a sua subida do colesterol.

A rematar a consulta ainda me diz:
- Ando outra vez com mais dores, podia-me passar outra vez aquele das dores, mas o genérico, que dá para dois meses.
- Olhe que a farmácia tal $ tal também me aviou o genérico muito mais barato.
- Tá bem, diga lá qual é!
Mostrando uma caixa de 60 comprimidos de nabumetona a 500 mg. Deslizo o olhar para a sua ficha e leio: Balmox (a marca de nabumetona) 1 gr.
- Oh meu caro: olhe, as dores estão explicadas, você tomou metade do que eu lhe dei, o colesterol também, você tomou também metade do que devia tomar. Quando tiver o enfarte, vai ver como teria valido a pena gastar mais um bocadito.
- E já agora não se esqueça vá à farmácia tal. Nessa pode confiar e é de certeza uma boa farmácia. Avie-se sempre nela.

Tal tem nome e tal $ tal também.

Uma árvore não faz a floresta, mas que las hay...hay!

Sem comentários: