quarta-feira, maio 05, 2004

"Erro Médico É Problema da Medicina do Século XXI"

Titulava o Público no passado sábado, dia 24 de Abril um artigo de Liliana Carvalho, sem insultar uma classe, sem confundir erro com negligência, sem mistificar um problema real.

De cor, lembro-me do acidente aéreo que vitimou dezenas de crianças nos céus da Europa por um erro de um controlador aéreo, poderia lembrar-me de um erro catastrófico por dezenas de profissões e todos consideramos que quem errou foi uma pessoa e não uma profissão.

O problema dos médicos é que ao gerar diariamente milhões de actos, decisões, avaliações, prescrições, diagnósticos, estão mais sujeitos a errar do que outras profissões. Por outro lado, um pequenino erro médico pode originar grandes e graves complicações.

Por isso o erro médico tem que ser encarado como um problema eminentemente médico e intrínseco à profissão. Terão que ser os profissionais e as suas sociedades a encontrar mecanismos de defesa e controle para os erros médicos.

A pressão que se exerce sobre nós e o medo de errar é tão intenso que...

Num último banco saltei da secretária e corri atrás de um doente antes que este se diluísse no meio da multidão das salas de espera, porque subitamente uma ideia parasita ocupou todos os meus neurónios e repetia: enganei-me na receita! Enganei-me no medicamento! Mas afinal, depois de conferida a receita, tudo estava como pensado e portanto correcto.

Assustado ficou o doente por ver um médico a correr atrás dele. Crise de ansiedade aguda, má adaptação ao stress, cada vez mais frequentes nos médicos.

O artigo:

"Nós não estamos a lidar bem com o erro nem com os conflitos de interesses". Estes foram dois dos "problemas" apontados por Sobrinho Simões, .../... "Somos uma classe muito corporativa que esconde os erros dos outros", acrescenta. Na opinião do investigador, estes problemas traduzem a passagem de uma medicina como "profissão liberal" para uma medicina que é "institucional e empresarial". Outro problema que considera "gravíssimo" é o envelhecimento: "Estamos a melhorar imenso na cura, estamos a conseguir prevenir, mas não estamos a conseguir cuidar"".

Sem comentários: