quinta-feira, julho 22, 2004

A Dona Albina

A Dona Albina sempre que vem à sua consulta bi-anual para os seus controles, diz-me: “Sr dr a minha filha e o meu marido é que me deviam acompanhar!”.
Já ouvi este início de consulta com esta frase nos últimos dez anos dezenas de vezes.
Oiço, encolho os ombros, vejo o que tenho que ver em relação à consulta. A doente vai falando e eu vou flectindo a cabeça como que anuindo a tudo o que ela diz e dizendo: “Pois é!”.

A doente fica satisfeita com a anuência e vai desfilando o seu rosário de queixas com a sua voz monocórdica. Pelo meio vai sempre dizendo: "A minha filha e o meu marido é que deviam estar aqui!"

E eu vou pensando: “Coitado do marido e da filha.” O marido é mouco (como ela diz) e ultrapassa o problema, mas a filha, coitada. Deve sofrer por ter uma mãe como a dona Albina.
 
E isto porque elegi a senhora dona Albina como a doente “mais chata desde que sou médico!” e não lhe posso negar os seus 15 minutos de fama, perdão de consulta.

Ela não tem culpa, mas já compreendem porque é que a filha e o marido nunca a acompanham.

Mas acalmem-se: sempre a respeitei! Nunca lhe recusei a sua consulta de controle e ela nunca faltou. É uma doente com uma assiduidade de 100%.

Sem comentários: