segunda-feira, setembro 01, 2008

Já dizia Lutero...

Burro-Papa, encontrado nas águas do Tibre no ano de 1496, deu origem a uma série de gravuras que passaram a circular acompanhadas de uma legenda atribuída ao próprio Lutero:


"Corpo de mulher, de seios bem evidentes como símbolo de toda a raça de porcos epicuristas que só pensam em beber e comer e venderem-se a todo o tipo de lubricidades; cabeça de burro cheia de dogmas; mão direita semelhante a uma tromba de elefante, significando o poder espiritual do Papa com o qual atemoriza e exorciza as consciências por meio de falsas penitência; mão esquerda de homem, o seu poder civil que com a ajuda do diabo lhe confere o governo dos príncipes; pé direito de boi, significando a bajulação dos seus ministros; o esquerdo de grifo, os ministros do poder temporal e seus satélites; escamas de peixe nos braços e pernas e ventre e traseiro nu simbolizando a união dos poderosos que se unem ao papado mas que são desmascarados pela libertinagem no ventre nu que os desmascara, faz sair pela cauda o dragão da blasfémia

1 comentário:

Mar(io) (Ara)ujo disse...

M Lutero também disse outras coisas, como "...chego a Wittenberg para eliminar as desordens que o diabo maquinou.”
“Estou firmemente persuadido de que os diabos estão instalados nas nuvens. Começa a chover? São eles que semeiam a chuva”;"É pela obsessão do diabo que os homens são atacados de frenesi e de loucura. Os médicos, que procuram combater esses males com os remédios da ciência, não avaliam o poder do maligno. Estou convencido de que é por arte do demônio que sofrem os surdos, mudos, e os cegos."