domingo, setembro 14, 2008

SUB DE TODOS OS MILAGRES - 2º episódio


Estou pasmado!


Não é que a Senhora Ministra da Saúde, uma Médica Especialista Pediatria (e não sei até se Chefe de Serviço), vem branquear o processo do dentista ( dos serviços de saúde militares e até já aposentado) da SUB de Odemira !!!!!!!!!!!???????????


Segundo o Público on line, terá declarado que:

"Tanto quanto eu tenho informação, o médico dentista é um estomatologista, que portanto tem especialidade em estomatologia, mas antes de ser estomatologista é médico e está inscrito na Ordem dos Médicos", reagiu Ana Jorge, face ao caso do Serviço de Urgência Básica (SUB) de Odemira, hoje avançado pelo PÚBLICO.


E vai mais longe, descartando a responsabilidade do Ministério:

Ana Jorge lembrou ainda que "qualquer médico que está no exercício da sua função tem a sua responsabilidade, cumprir e exercer funções para as quais se sente com competência".


5 comentários:

Anónimo disse...

se é um estomatologista, poderá estar tão bem, ou ainda melhor preparado, que os tarefeiros (espanhóis em boa parte) indiferenciados, sem qualquer especialização e sem sequer internato geral, que asseguram SU em hospitais distritais do país. é asim no Hospital Pedro Hispano, estamos fartos de o dizer.

além destes, há médicos com espcialidades perfeitamente periféricas ao SU, por exemplo patologistas clínicos, a assegurar SU também aqui no norte. mas têm um internista na equipa, poderão dizer. pois têm. mas eles é que vêem e dão alta aos doentes, o internista anda lá pelos OBS como de costume.

qual é o escândalo agora de um estomatologista em Odemira?

Anónimo disse...

Ministra admite «dificuldades com recursos humanos» em serviços de urgência

Hoje às 21:04 Noticiário da TSF

A ministra da Saúde admitiu, este domingo, que a abertura dos Serviços de Urgência Básica tem enfrentado algumas dificuldades de recursos humanos, mas que no caso de Odemira o médico reunia os requisitos mínimos para desempenhar funções.
«Tanto quanto eu tenho informação, o médico dentista é um estomatologista, que portanto tem especialidade em estomatologia, mas antes de ser estomatologista médico e está inscrito na Ordem dos Médicos», disse Ana Jorge.

Estas declarações surgiram numa reacção a uma notícia do jornal Público deste domingo, que dava conta que um médico militar dentista, na situação de reformado, prestou serviço há duas semanas, durante alguns dias, no serviço de urgência de Odemira, sem ter qualquer formação em suporte avançado de vida.

O clínico exerceu as suas funções ao abrigo de um contrato celebrado com a sub-região de Beja da Administração Regional de Saúde do Alentejo.

«Temos tentado abrir os Serviços de Urgência Básica sabendo que existem algumas dificuldades com recursos humanos. O que tem acontecido que é temos vindo a abrir lenta e progressivamente», afirmou, admitindo, no entanto, a importância de existir uma promoção intensa e obrigatória da formação em suporte avançado de vida.

«Qualquer médico deve ter este aperfeiçoamento dentro da sua prática, mas qualquer médico tem de facto formação para socorrer e para prestar os primeiros cuidados a um doente», sublinhou.

Ana Jorge acrescentou, no entanto, que é «desejável» que os clínicos «não só tenham um curso de suporte básico de vida, mas que os cursos avançados sejam promovidos e que exista um treino regular, mesmo depois do curso».

Segundo a ministra, esta prática deve ser «fomentada pelos responsáveis do Serviço» e «têm existindo orientações nesse sentido».

Questionada sobre a possibilidade de outros casos semelhantes ao de Odemira, a titular da pasta da Saúde não deu garantias. «Este é um caso. Poderá haver ou não», disse.

Caixa Publicidade disse...

Não me choca nada. É como já foi ai dito, é um médico perfeitamente formado, registado na ordem dos médicos, ou seja, fez o exame de entrada, etc. Não é "dentista". Esses são os formados nas faculdades de Dentária.

Choca-me mais outros estrangeiros, sem qualquer formação, que vêm de faculdades dúbias, de outros paises. E nem a nossa língua sabem falar.

Nuno Gil disse...

Médico ou Dentista??






Médico não tinha formação em suporte avançado de vida
Ministra garante que dentista de Odemira apresenta requisitos para funções


Confesso ter ficado extremamente preocupado com a notícia em epígrafe mas também com a sua falta de rigor.

Antes de mais tenho que fazer uma declaração de Interesses: sou licenciado em medicina e completei o internato médico com aproveitamento o que faz de mim Médico.

Em Portugal existem vários profissionais de saúde que lidam com problemas da Cavidade Oral, entre os quais os Estomatologistas e os Médicos-Dentistas.
Os primeiros são profissionais licenciados em medicina que fizeram o internato médico e são portanto MÉDICOS. Entretanto diferenciaram-se, tornando-se especialistas em Estomatologia, uma das várias especialidades médicas reconhecidas pela Ordem dos Médicos Portugueses. Ab initio, estes profissionais são tão capazes de prestar cuidados generalistas em regime de urgência como qualquer outro MÉDICO, independentemente da sua especialidade.
Os segundos, são profissionais licenciados em MEDICINA DENTÁRIA, nunca fizeram o curso de MEDICINA e muito menos o internato médico (apenas acessível a licenciados em MEDICINA). Os licenciados em MEDICINA DENTÁRIA (Médicos-Dentistas), vulgarmente conhecidos como Dentistas, em situação alguma têm competência para prestar cuidados generalistas em regime de urgência.
Esta confusão reinante na sociedade portuguesa, deriva provavelmente da designação imprópria de Médico-Dentista, pelo que pode colocar-se a questão: «Porquê Médico-Dentista se não é Médico?»
De facto parece-me uma excelente oportunidade para a Sra. Ministra da Saúde, curiosamente licenciada em medicina, que realizou internato médico e se especializou em Pediatria, dar um contributo para a clarificação desta situação, esclarecendo os Portugueses que não se trata de um Dentista mas de um Médico, que por coincidência é Estomatologista! Mais, parece-me que para evitar futuros equívocos seria útil substituir a designação Médico-Dentista por Dentista, afinal estes profissionais não são Médicos.
Não posso deixar de manifestar a minha solidariedade para com o PUBLICO que acabou por publicar uma notícia incorrecta, vítima da dita «confusão reinante» e para com os Médicos-Dentistas que se vêm envolvidos, enquanto classe, num problema ao qual são manifestamente alheios.
A notícia, no meu entender, é sim o facto de um Médico sem formação em suporte avançado de vida estar a prestar cuidados generalistas em regime de urgência. Isso sim é grave. Mas mais grave é não ser o único.

Anónimo disse...

Nesta era onde os avanços da Medicina são cada vez maiores e mais impressionantes, o que se exige são apenas "requisitos mínimo"...

Claro que o estomatologista tb é médico mas colocá-lo à frente das urgencias de forma autónoma é como colocar um interno geral a ver doentes e dar altas sozinho! Nem sequer os internos de especialidade dos primeiros anos assumem estas responsabilidades, qto mais internos gerais! E o internato geral antes tinha 2 anos, agora tem 1 ano apenas...