sexta-feira, outubro 15, 2004

"Ciberpatologia" está a crescer em Portugal.

Pediatra alerta para a dependência da internet.

Com origem na Lusa, esta notícia divulgada no sítio MNI (Médicos na Internet) merece alguma reflexão:

"O pediatra Mário Cordeiro alertou para o crescimento de uma nova doença que está a atingir os jovens em todo o mundo e também em Portugal, a "ciberpatologia", ou dependência da internet.

O médico falava durante as XII Jornadas de Pediatria de Évora que decorrem nesta cidade e que estão a debater a influência dos media e o problema da obesidade nas crianças.

Para o pediatra, o acesso à informação global a custos negligenciáveis que representa a internet é uma regalia que pode conduzir a "um delírio".
"Seria ingenuidade pensar que um fenómeno desta dimensão não resultaria numa enorme perturbação", afirmou
.

Mário Cordeiro questionou-se sobre a capacidade do cérebro, nomeadamente das crianças, para receber tanta informação e a possibilidade desta ser gerida pelo indivíduo - "Teremos tempo para gerir tanta informação e transformá-la em conhecimento e sabedoria?", questionou.

.../...

A nível dos sintomas desta doença, o pediatra sublinhou a «grande satisfação e euforia, que chega a ser desadequada» que o ciberdependente tem frente ao computador, chegando a achar que «tudo o que não é net é uma seca".

Paralelamente, o dependente vai desleixando a sua vida de relação e desligando-se da família, dos amigos e dos colegas por «puro desinteresse».

"Quando o jovem entra em parafuso quando o computador vai abaixo ou existe uma avaria na rede, então a dependência está instalada e é uma situação preocupante", acrescentou.

Mário Cordeiro alertou para as proporções que a ciberpatologia atinge, por exemplo, nos Estados Unidos: seis por cento das pessoas sofrem desta doença".

Sem comentários: