domingo, dezembro 10, 2006

Afinal Somos Bons!

No Diário Digital de hoje:

"Unicef: Portugal é dos países com menos mortalidade infantil


Portugal é um dos países do Mundo com mais baixa taxa de mortalidade infantil ao registar, no ano passado, cinco mortes em cada mil crianças, revela um relatório da UNICEF hoje divulgado.

De acordo com o relatório «Situação da Infância 2007», do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Portugal é o 13º país (em mais de 180) com a mais baixa taxa de mortalidade infantil.

Suíça, Eslovénia, Finlândia, Itália, Japão, Liechtenstein, Noruega, República Checa, Suécia, Andorra, Singapura, Islândia e San Marino são os países que aprestam uma taxa de mortalidade infantil mais baixa do que Portugal.

Segundo o documento da UNICEF, em 1990 registaram-se em Portugal 14 mortes por cada mil crianças, enquanto em 2005 o número de mortes desceu para cinco em cada mil.
O mesmo relatório indica ainda que em 2005 nasceram em Portugal 111 mil bebés e morreram mil crianças até aos cinco anos de idade.

O documento acrescenta ainda que nesse ano, oito por cento dos bebés em Portugal tinham baixo peso (menos de 2,5 quilos) quando nasceram.

A UNICEF destaca que a taxa de natalidade no país tem vindo a diminuir, tendo-se apenas registado um aumento de 0,3% da população entre 1990 e 2005.

O relatório indica igualmente que Portugal é um dos países do mundo com a esperança média de vida mais elevada, 78 anos.

A esperança média de vida só é mais alta na Suíça, Suécia, Noruega, Nova Zelândia, Finlândia, Holanda, Islândia, Itália, Israel e Luxemburgo.

O relatório da UNICEF refere ainda que em Portugal há um maior número de raparigas matriculadas no ensino secundário do que rapazes.

De acordo com o documento, menos de dois por cento da população portuguesa vive com menos de um dólar por dia (cerca de 80 cêntimos).
"

4 comentários:

naoseiquenome usar disse...

E não é que às vezes somos mesmo bons?

J.F disse...

Falta-nos a auto-estima para valorizarmos aquilo que nos valoriza.
E andamos nós a cobiçar sistemas e modelos e "estrangeiros"...

Su disse...

E novidades?

Gasel disse...

è um facto, os investimentos na saúde-meterno infantil nos últimos 10 a 20 anos foram enormes e os resultados acabam sempre por aparecer. Acho - só acho, pq não é a minha área - que se salva e cura praticamente tudo o que é possivel. Baixar mais é praticamente imposivel, porque técnicamente inexequível.