quarta-feira, julho 08, 2009

Como Se Encomenda Uma Notícia.

Assim começam os lobbies. O Correio da Manhã, que eu tenha conhecimento não propagandeou um trabalho recente sobre as mortes causadas após a vacina contra o papiloma.

Até aconselham que os jovens vacinados permaneçam deitados cerca de meia hora após a inoculação.

Mas o CM acha mais útil fazer um serviço à CERVARIX contra a GARDASIL….

Quanto teria custado o frete? E que faz uma jornalista no meio disto tudo? Teria traduzido apenas a notícia?

Mas reparem no título:

Tumores do colo do útero matam uma mulher por dia

Vacina eficaz contra cancro

Um estudo publicado ontem na revista especializada ‘The Lancet’ revela que a vacina Cervarix é "altamente eficaz" na protecção contra os cinco tipos de vírus do papiloma humano (HPV) que mais casos de cancro do colo do útero provocam. A vacina custa 39,79 euros e é mais barata do que a Gardasil (41 euros), marca que o Ministério da Saúde escolheu para incluir no Plano Nacional de Vacinação.

Trata-se do maior ensaio clínico feito na área da oncologia, e envolveu 18 644 mulheres. Segundo o principal autor do trabalho, Jorma Paavonen, da Universidade de Helsínquia, Finlândia, "os resultados mostram que a vacina tem potencial para reduzir consideravelmente a incidência de lesões cervicais pré-cancerígeno, de cancro do colo do útero".

Até agora foram identificados cem tipos de HPV, 15 dos quais causam cancro do colo do útero. O HPV16 e o HPV18 são as estirpes mais maléficas, sendo responsáveis por cerca de 70% dos casos. Seguem-se os tipos 45, 31 e 33. O que o estudo demonstra é que a Cervarix é eficaz contra estes cinco tipos de vírus. Isto em comparação com a Gardasil, que está a ser ministrada às adolescentes portuguesas, e que só protege contra as estirpes 16, 18, 6 e 11. Em Portugal, morre uma mulher por vítima de cancro do colo do útero, sendo diagnosticados cerca de 950 novos casos anualmente.

Manuela Guerreiro”

6 comentários:

Anónimo disse...

Qual é o trabalho sobre as mortes causadas após a vacina? Onde o posso consultar?
A.A.

Médico Explica disse...

http://www.fda.gov/BiologicsBloodVaccines/Vaccines/ApprovedProducts/ucm165145.htm

Anónimo disse...

Agradeço muito a informação e aproveito para cumprimentar e felicitar pelo excelente blog.
A.A.

Médico Explica disse...

Obrigado.

Alexandre Leite disse...

Pelo que percebi a Alemanha está a rever a aplicação da vacina, tentando perceber se ela é realmente eficaz e segura.

Aqui:http://www.spinwatch.org/-articles-by-category-mainmenu-8/47-pharma-industry/5298-call-to-review-cancer-vaccine-after-germany-demands-more-medical-proof

E na Escócia 150 raparigas tiveram reacções adversas desde o Outono passado, altura em que foi introduzida a vacina nesse país.

Pede empréstimo p´ra medicamentos disse...

Mas afinal estas dão viagens aos médicos ou não? Nesta altura de verão dá um jeitão.