terça-feira, dezembro 29, 2009

Mais uma da escriba do Correio da Manhã...como habitual...


29 Dezembro 2009 - 00h30

Óbito: Morte de doente motiva queixa de negligência médica


Hospital acusado de morte de paciente

A família de Ernesto Russo, de 72 anos, acusa o Hospital Garcia de Orta, em Almada, de negligência médica e assegura que vai avançar com uma queixa-crime e uma acção cível contra a administração hospitalar e os médicos que trataram o doente, que morreu a 24 de Dezembro.


A viúva, Ludovina Russo, e a cunhada, Joana Mira, revelam-se inconformadas com a morte de Ernesto. Ludovina explica que o marido entrou nas Urgências daquele hospital a 21 de Outubro com vómitos constantes. "Vomitava muito. Entrou no hospital pouco depois das 19h00, mas o médico só cuidou dele cinco horas mais tarde, puseram-no a soro e o médico foi dormir e só regressou às 04h00."


A cunhada, Joana Mira, sublinha que durante esse período o cunhado sofreu o rebentamento de uma veia no pescoço, devido à força dos vómitos. "De madrugada viram que ele piorava e fizeram-lhe uma TAC [tomografia axial computorizada]."


O exame revelou a necessidade de uma operação à cabeça. Ludovina Russo, de 71 anos, lembra que operaram o marido pelas 14h00 do dia seguinte. A cirurgia teve sucesso, mas o pior veio depois. "Puseram o meu marido numa cama onde tinha estado uma doente com broncopneumonia e ele apanhou bactérias e infecções hospitalares."


Como o doente respirava com dificuldade, foi entubado para ajudar na respiração. "Entubaram-no mal ou deram-lhe dose errada de oxigénio. Destruíram-lhe os alvéolos pulmonares e causaram-lhe um enfisema pulmonar. Disseram que os pulmões dele pareciam de cortiça", recorda a viúva.


A cunhada lembra que Ernesto Russo inchou tanto que não foi reconhecido por alguns familiares.


"Foi um mártir nas mãos deles. Mataram-no", acusa.


O Correio da Manhã procurou obter um esclarecimento por parte do hospital, mas tal não foi possível até à hora do fecho desta edição.

2 comentários:

Psiquiatra da Net disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

"apanhou infecções porque foi colocado numa cama onde tinha estado outro doente com pneumonia!" "deram-lhe a dose errada de oxigenio" "destruiram-lhe os alveolos! "rebentou uma veia do pescoço por causa dos vómitos"... Compreende-se a dor da família mas não é apontando estas idiotices que vão lá...