terça-feira, março 01, 2005

Gostar De Ser Médico De Família

Anunciar no blogue o 22º Encontro Nacional dos médicos de família portugueses, subordinado ao tema "Gostar de ser médico de família" é uma homenagem que presto aos médicos de família que têm orgulho em sê-lo.

Fizeram a sua opção pela medicina generalista, pela medicina da proximidade e continuidade.
O cartaz também está esteticamente muito bem concebido. Merece a reprodução.


Hosted by Photobucket.com

Não se pode confundir a prática diária em muitos centros de saúde portugueses, com longas filas de espera, com péssima acessibilidade, com edifícios degradados, com burocracia em excesso, com a boa vontade de um punhado de médicos que há mais de 20 anos luta pela credibilização da sua especialidade junto da sociedade portuguesa.

A comunicação social pouco ou nada tem feito para esse credibilização. Apesar de muitos jornais publicarem inúmeras reportagens sobre a abertura de postos de saúde, de extensões de centros de saúde, de lutas reivindicativas para abrir mais e mais postos de saúde, a credibilização do médico de família ou da sua actividade não é feita com a pulverização destes postos sem condições mínimas, nos quais muitas vezes apenas existe uma secretária e duas cadeiras... e já agora o Simposium Terapêutico.

Dialogando com muitos médicos de família, sei que, para muitos, os centros de saúde actuais não são a melhor via. Pequenas unidades, mais próximas do cidadão, geridas por pequenos grupos de médicos, bem equipadas, confortáveis, íntimas, com um médico sempre disponível são ainda um sonho para muitos médicos de família que gostam de ser médicos de família...

Sem comentários: