sábado, agosto 30, 2008

Falta de rigor nos concursos põe em risco vacinação

Suspensa vacinação contra o cancro do colo do útero
O Estado é suspeito de falta de rigor na escolha da vacina e criou uma batalha judicial entre os laboratórios concorrentes. A selecção está agora dependente de uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Lisboa.
Vera Lúcia Arreigoso
18:00 Sexta-feira, 29 de Ago de 2008

A vacinação de 55 mil raparigas de 13 anos contra o papilomavírus humano - agente do cancro do colo do útero e de várias outras doenças genitais - está suspensa. A vacina deveria ser disponibilizada gratuitamente a partir de meados de Setembro mas a alegada falta de rigor do Estado no concurso de fornecimento criou uma batalha judicial entre os concorrentes.


Um dos laboratórios contesta a readmissão do concorrente após uma exclusão inicial ordenada pelo júri. Reagiu com uma providência cautelar no Tribunal Administrativo de Lisboa, que agora tem a responsabilidade de libertar o concurso, de milhões de euros para a farmacêutica vencedora.


Apesar do contratempo jurídico, o Ministério da Saúde continua a garantir que o calendário inicialmente previsto não sofrerá alterações. Contudo, as demais entidades públicas envolvidas no concurso têm opiniões diferentes.

Sem comentários: