sexta-feira, julho 10, 2009

O efeito dos Media

Portugueses cuidam mais da saúde
por F.N.
Ontem

Em sete anos, "um período muito curto", os portugueses tornaram- -se mais cuidadosos com a sua saúde, sublinha o sociólogo Pedro Alcântara da Silva. Fazem mais dietas saudáveis, mais exercício físico e vão mais ao médico para exames de rotina.
Como consequência desta tendência, a utilização do Sistema Nacional de Saúde (SNS) também aumentou em 2008, em comparação com 2001 (em cerca de 20%) e, apesar da percepção global sobre o SNS ser mais negativa, a verdade é que em cada um dos diferentes parâmetros de avaliação (acesso aos cuidados de saúde, tempos de espera ou atendimento), a apreciação é agora mais positiva do que antes.

Estes são os principais resultados do estudo O Estado da Saúde em Portugal - Acesso, Avaliação e Atitudes da População Portuguesa em Relação ao Sistema Nacional de Saúde, Evolução entre 2001e 2007 e Comparações Regionais, realizado pelos sociólogos Manuel Villaverde Cabral e Pedro Alcântara da Silva, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa.
Para o estudo, que foi apresentado ontem publicamente, por ocasião dos 30 anos do SNS, foram inquiridas 3039 pessoas, "uma amostra ao mesmo tempo significativa da população portuguesa e de cada região", como explicou ao DN Pedro Alcântara da Silva.

A aparente contradição entre a apreciação negativa do SNS, em resposta a uma pergunta geral, e as respostas mais positivas quando considerado cada um dos itens em avaliação, tem a ver com "o efeito dos media", explica Pedro Alcântara da Silva. "Isso prende-se com o facto de ser noticiado sobretudo o que não corre bem, o que dá uma imagem negativa do sistema", diz o sociólogo. "Mas o que é interessante é que os inquiridos que tendem a avaliar mais positivamente o SNS são os que realmente o utilizam", nota.

Quanto ao acesso dos doentes, os sociólogos verificaram que não existem disparidades significativas nas diferentes regiões, o que se reflecte também no facto de não se notarem diferenças regionais no estado de saúde das pessoas.
Outra das conclusões do estudo mostra que o acesso aos cuidados de saúde primários e materno--infantil é generalizado e melhor do que o acesso aos cuidados especializados.

1 comentário:

Anónimo disse...

A comunicação social começa a fazer mais mal que bem à sociedade civil!