sexta-feira, dezembro 23, 2005

Curtas II - A Katia Guerreiro

Afirmei num post anterior que a minha colega Katia Guerreiro quase tinha conseguido uma vaga no internato para a especialidade de oftalmologia

Ao que parece conseguiu, ilegalmente, uma coisa que os outros seus colegas não conseguiram porque a lei assim o impede: o chamado internato voluntário.

Este internato voluntário está proibido por directrizes da União Europeia as quais Portugal subscreveu e visa dar maior credibilidade aos internatos de especialidade.

A Katia Guerreiro, pode ter boa voz, pode ter muitas cunhas, pode ser mandatária do futuro Presidente da República, que se apresenta como o Salvador da Nação e o Redentor de males passados, MAS NÃO PODE ULTRAPASSAR AS LEIS E PRINCIPALMENTE ULTRAPASSAR OS SEUS COLEGAS

Na posição que ocupa deveria ser o exemplo de seriedade e de idoneidade. E não o símbolo da "cunhice", do "desenrascanço", "da ultrapassagem das normas", "da corrupção". É uma palavra dura, mas verdadeira.

Que abrace Cavaco Silva com a maior das forças, que explore a sua carreira de fadista, que retire os maiores e melhores proventos e depois que concorra ao internato da especialidade que quiser, submetendo-se ao respectivo exame legal para que seja uma oftalmologista ao serviço do bem público e não ao serviço da fácil exploração

Que seja séria!

19 comentários:

Anónimo disse...

Conheço pessoalmente a colega, e gosto da voz de Fado (mesmo não apreciando por aí além o género musical...).
Se assim foi, uma vaga de excepção, é vergonhoso, devia dar origem a um tremor de terra nos meios médicos, devia dar azo a uma explicação pública por parte da OM, outra por parte do MS, outra por parte do Director do Serviço onde ela se encontra, e outra por parte da própria.
E se assim foi, é muito, muito grave, por ser de excepção.
Haja vergonha na cara, se foi o caso, e reponha-se a justiça das coisas. Caso contrário, espero que MEMI se retrate, e estou certo que o fará.
Parabéns pela denúncia. Para quem é tantas vezes acusado de corporativismo não está nada mau....

Alfredo Vieira

Médico Explica disse...

Caro Colega

Foi a própria que confessou numa entrevista ao jornal 24 Horas que tinha uma vaga de "internato voluntário", figura que já não existe.

SDF disse...

é a eterna aposta na ignorancia e desatenção dos Portugueses...

... e o pior, é na esmagadora maioria dos casos, a táctica resulta em cheio!

Anónimo disse...

Digo ao sr "médico" que a própria não disse nada disso a nenhum jornal por isso cuidado com as inverdades que são aqui ditas, e 1º informem-se melhor antes de virem para aqui enviar recados!!!!

Médico Explica disse...

Assumo o que disse: a Katia Guerreiro disse ao Jornal 24 horas que estava a tirar a especialidade de oftalmologia no Hospital Curry Cabral (se a memória não me atraiçoa), disse que faltava muitas vezes e que os colegas compreendiam. Não fez exame e não afirmou, porque não o poderia dizer que era interna voluntária. Mas se o senhor anónimo ou o meu colega e leitor Alfredo Vieira me mostrarem provas de que o que digo é falso, retrato-me. Mas as informações que tenho recebido confirmam uma situação de excepção para os internos que fizeram exame!

Anónimo disse...

Exmo MEMI

Não tenho qualquer tipo de informação a acrescentar, se tivesse já o teria feito com prazer.
Aliás só sei o que tenho visto por esses blogs fora, e ouvido em conversas de café (nem li os tais jornais...). Nada de muito concreto, e nada de fidedigno, portanto.

Limitei-me a dizer que se existe uma situação de excepção para a colega em causa, que tal é gravíssimo.
E que se não for o caso, que espero que a mesma seja compensada de tão vergonhosa suspeita que recai sobre ela actualmente.

Só isso, sem mais nada nas entrelinhas...

AV

Anónimo disse...

Então não é grave os casos de excepção a quem entra nos cursos universitários sem nunca terem dado provas para tal só pq tiveram uma convocatória para uma selecção nacional seja ela qual for, muito bem procurem bem se ela será efectivamente a 1ª a tirar beneficios de uma situação como esta pois ela mais que muitos outros tem o direito, pois realmente eleva o nome de Portugal muito mais que muitos desportistas deste país!Se assim é FORÇA DRª KATIA GUERREIRO, e espero que quem tenha comprado essa noticia, digo porque essa noticia só pode ter partido de uma outra(s) candidaturas presidencias, venha um dia ser conhecido e devidamente processado como todos os outros que levantam calunias e falsidades sob a capa do anonimato para que nada lhes aconteça, tal como o Sr que iniciou esta "polémica" neste blog!!!! A todos um bom ano de 2006 e pensem muito bem no que dizem. E já agora perguntei à própria ela não está a ver quem é "Alfredo Vieira" por isso meus amigos cuidado com as imitações!!!!!

Anónimo disse...

Caros Colegas
Como é possível existir na nossa "classe" tão baixa mesquinhice quanto ao possível internato voluntário de Katia Guerreiro? Quantos de nós não o fizeram nas mesmas condições e são hoje colegas de reconhecido mérito? Serão esses que agora se vêem arvorar em defensores de inverdades? Ou será que as conotações políticas tão evidentes e a falta de dignidade e lealdade levam alguns de nós que sem respeito por uma ou um colega não hesitam em prejudicar a sua imagem para atingirem outros... è realmente vergonhoso que isto possa acontecer! É um enxovalho para a classe!!!

Anónimo disse...

Gostava de saber porque razão alguém que se esconde atrás de um nick pode por dá cá aquela palha chamar alguém de corrupto?!?Será que não pode ser chamado de outras coisas mais graves?!? Por agora só me lembro de mentiroso; caluniador; falso;etc.E por ser um bçog partidarizado por um candidato da esquerda está tudo dito ou não tenhamos vergonha na cara e saibamos respeitar quem merece ser respeitado!Mais vos digo, não é desta forma sórdida que se ganham eleições meus amigos!!!E um recado a medico explica, talvez seja melhor aprender a ler e interpretar o que está escrito nas noticias ou supostas noticias, saber quando estas são maquinadas, encomendadas, por isso sem querer faltar ao respeito a ninguém aprendam a ler!!!Congratulo-me por ver neste blog que já existem mensagens de apoio à DrªKatia Guerreiro!!!Em relação à "matilde" talvez quem se deva sentir ludibriado e lesado são todos os que leram as sua mensagem, !!!!

Anónimo disse...

60% de intenções de voto diz alguma coisa?

Médico Explica disse...

O problema do "Internato Voluntário" é muito simples: já foi legal, permitido e feito por muitos colegas. Presentemente é ilegal, a OM não o permite e se fosse permitido, a maior parte dos internos fá-lo-ia, com ou sem exame de entrada para a especialidade. Quem tivesse mais cunhas ou mais dinheiro...

Médico Explica disse...

Quanto à questão das eleições, informei os meus leitores sobre a opção de voto, precisamente para que haja transparência. Não fiz apelo ao voto! Anunciei apenas a orientação de voto. Há algum mal nisso? Não vejo motivo para a crispação dos apoiantes de Cavaco Silva. De facto são 60% de portugueses que poderão votar nele. Assim como 50% de portugueses votaram no PS há escassos meses...

Anónimo disse...

O País do chico-espertismo saloio e reles revoltou-se. Julgo que através de uma só pessoa (pelo menos espero), mas revoltou-se.
Inacreditável.... Até me faltam as palavras, nem sei se haveria de começar por dizer que todos são iguais, que se outros o fizeram (tirar especialidades ilegitimamente escapando ao concurso), fizeram mal (se se trataram de situações de excepção, e não de outro enquadramento legal...), etc.... Mas perante tal criatura, nem vale a pena ir por aí. Tolhida nos sentidos, nas prioridades, e no sentido básico de justiça e cidadania.
E não escreva "Alfredo Vieira", ecreva Alfredo Vieira. E das duas uma, ou ela tem amnésia (apesar de, atenção, não sermos propriamente "amigos", antes conhecidos de profissão - mas não daqueles potencialmente "esquecíveis"), ou, hipótese de longe mais provável, sua Exa nem para inventar presta.

AV

Anónimo disse...

Quanto ao corajoso exemplar da classe, o Exmo. Anonymous, mais algumas notas curtas:

Não fica bem falar em situações "graves" de desportistas, e depois falar que a situação da colega é uma honra...;

Não fica bem falar em calúnia depois de ter dito que se tratava de uma honra a situação supra (das duas uma...);

Continuando na senda esquizofrénica, não fica bem falar em mesquinhice dos que se indignam contra uma situação que lhes está vedada (é um contra-senso).

Também não fica bem falar mal do anonimato de MEMI quando se assina anonymous....

Finalmente, em jeito de nota final: ninguém parece ter dito que a colega Kátia Guerreiro estava definitivamente implicada em situação de legalidade duvidosa no seu internato complementar. Falou-se numa suspeita, e numa necessidade de esclarecimento, que caso não tenha notado é pública (a notícia), tal como a Kátia é uma figura pública (enquanto fadista e enquanto mandatária, não enquanto médica, claro está).
Por isso acalme-se lá, "colega" ou anónimo e indignado anonymous, e procure pensar as frases, não só enquanto individualidades, mas depois nas suas interconexões com as seguintes e prévias, a ver se consegue escrever um texto que faça sentido.

Alfredo Vieira (vulgo AV, às vezes...)

Anónimo disse...

Abram os olhos que ela vai tentar de novo, a própria anda a mexer cordelinhos a ver se se cria um "estatuto de artistas" ou merda que o valha. Pessoalmente, já me disseram ser corrupta até ao tutano, sempre a mexer-se para seus interesses e usando outros como trampolim profissional... Quer Oftalmologia pois a carreira musical dela não têm lá muita saída, e Oftalmologia permite-lhe ganhar dinheiro para sustentar os vícios de boa vida adquiridos. A classe médica que acorde e barre a progressão corrupta desta menina não nascida em Portugal e extremamente oportunista.
O caso em questão foi grave, MUITO grave... e cheira-me que vem aqui gente "paga" pelo partido (quicá é a própria mesmo) colocar posts anónimos para a defender. O pior é não fazerem qualquer sentido.
Ela não é embaixadora de coisa nenhuma, muito menos da cultura portuguesa, é uma cantora de meia tigela... por esse andar até a Ruth Marlene seria bem mais que ela!

Anónimo disse...

Conheço pessoalmente a Katia, e realmente é uma pena ser-se conhecido...porque se anda com muita facilidade na boca do povo...e muitas vezes de uma maneira envenenada! E caso nao saibam...há muitas cunhas em todo o lado, principalmente no mudo da medicina... Deixem-se de invejas...e deixem-se de dizer mal das pessoas que n conhecem! Olhem para voces, e critiquem-se a voces mesmos, antes de criticarem os outros.

Anónimo disse...

Não tiro nem dou razão a quem se manifesta, para o melhor e para o pior. Cada um sabe o quanto lhe custa a injustiça desde que... "seja filho de boa gente"!
Curiosamente, o post que defende Kátia Guerreiro não está assinado. Como diria alguém... "é feio... não é bonito..."
Há que assumir aquilo que se diz. Um post anónimo é mais ou menos como uma pega de cernelha: como não se consegue enfrentar a fera, olhos nos olhos... usa-se a pega de recurso!
Por respeito a todos os que reclamam, com ou sem razão, há que dar a cara, neste caso, dar o nome.
Também eu conheço, pessoalmente, Kátia Guerreiro. Não digo nem bem nem mal. Cada um sabe das suas razões. Da minha parte, sem qualquer tipo de reserva, desejo-lhe as maiores felicidades.

Francisco Pais disse...

Para um médico de há muitos anos de vida, o que se depara neste blogge ... é uma triteza completa!.
Que falta de categoria está ali patente.
Palavras e argumentos que não ligam
com uma cultura recente obrigató-
ria , para quem se intitulava médi-
co .
Com esta "mostra"de qualidade,não
se podem os médicos mostrar surpre-
sos com os palavrões e murros que
sofrem nos serviços públicos.
Para que servirão a Ordem e os Co-
légios das Especialidades? Possivel
mente para nada!
Que triteza !!!!

Teresinha Sanches de Baêna disse...

GRANDE FADISTA!!! E grande novo CD, não sejam invejosos...