terça-feira, maio 20, 2008

Cirurgia de Ambulatório: medidas a incrementar e credoras de aplauso

Hospitais que operam em ambulatório devem dar contacto telefónico directo aos doentes
20.05.2008, Alexandra Campos
Publico

Os hospitais que fazem cirurgia de ambulatório devem disponibilizar sempre aos doentes ou aos seus familiares um contacto telefónico para o caso de surgir alguma complicação ou dúvida durante a recuperação em casa e, no dia seguinte à operação, devem ligar para se inteirar da evolução da situação clínica.
É ainda de aconselhar que permitam às pessoas que vão ser operadas uma visita prévia às instalações.

Depois de ter encomendado um inquérito - cujas conclusões demonstram que são frequentes os casos em que estas condições não são observadas pelos hospitais -, a comissão que estudou a situação e os constrangimentos que têm condicionado um desenvolvimento mais célere da cirurgia de ambulatório em Portugal vai propor que estes critérios sejam cumpridos por norma.
O objectivo é "aumentar não só a quantidade mas também a qualidade da cirurgia de ambulatório", justifica Fernando Araújo, presidente deste grupo de trabalho que percorreu o país de Norte a Sul para fazer um levantamento da situação.

Por definição, a cirurgia de ambulatório não implica internamento hospitalar (normalmente a alta é dada até às 12 horas, ainda que a permanência no hospital possa prolongar-se até às 24 horas).

1 comentário:

Anónimo disse...

Acho muito bem, já que a cirurgia de ambulatório não é nem deve ser comparada como o "tomar de um café", mas também pergunto, será que os cirurgiões também pedem o consentimento devidamente informado aos utentes?