terça-feira, junho 24, 2008

Assim se valoriza o trabalho dos Médicos de Família...

O Sindicato Independente dos Médicos alerta no seu site para uma lamentável confusão da Senhora Ministra que foge ao cerne da questão e se deixa "levar" pela sua qualidade de médica hospitalar... e pode ter dado uma machadada no capital de confiança que poderia ter junto dos Médicos de Familia...

A Senhora Ministra da Saúde perdeu uma boa oportunidade para moralizar e rentabilizar o trabalho médico nos Centros de Saúde.
É o que se depreende das suas afirmações à comunicação social de hoje, em suposta resposta a oportuna intervenção da Federação Nacional dos Médicos (FNAM), vertida no Jornal de Notícias, onde esta associação sindical se insurgia contra o acréscimo inútil de trabalho pedido aos Centros de Saúde nas transcrições de Exames Auxiliares de Diagnóstico provenientes dos Hospitais.

Ora a Senhora Ministra reafirma a necessidade, por comodidade, de os doentes fazerem exames fora do Hospital, o que ninguém contesta, esquecendo, de forma imperdoável, que os Conselhos de Administração da maioria dos Hospitais do SNS impedem os médicos daquelas Unidades de Saúde de solicitar os exames necessários em credenciais passíveis de utilização convencionada. Assim, aos doentes, só resta solicitar/exigir a transcrição dos pedidos de exames nos Centros de Saúde, se não puderem deslocar-se aos Hospitais para os realizarem. E é esta situação que é absurda, abusiva e eticamente insustentável.

Senhora Ministra: acabe com a confusão e determine a obrigatoriedade dos médicos das Unidades Hospitalares solicitarem, em credencial própria do SNS, os exames que entendam e decorram da sua observação clínica, a todos os doentes que, por razões geográficas ou de comodidade, não possam, ou não queiram, deslocar-se aos Hospitais para os realizarem.

O que é totalmente intolerável é continuar a proteger a ilegalidade do envio dos doentes aos Centros de Saúde para médicos especialistas transcreverem o trabalho de médicos especialistas, já que é impensável que a Senhora Ministra desconheça que este problema existe, como parece deduzir-se das suas palavras televisivas.destacar...16 de Junho de 2008 o2/n1992/t1/G.L/6

1 comentário:

Anónimo disse...

Estas declarações mostram a origem da Srª Ministra.
A carreira hospitalar e não estou referindo isto com problemas de sindrome de Calimero.
Muito ainda se tem de fazer para se olhar para a carreira de MGF com outros olhos.
Ou então é deixar andar e esgotar estes resistentes, até desaparecerem por exaustão.