terça-feira, junho 17, 2008

Médicos Espanhóis regressam a casa...Porquê?


Médicos espanhóis estão a abandonar o interior do país
Público ( notícia na íntegra)
..............................................................................................................................................
O bastonário acrescenta que o fluxo migratório de clínicos espanhóis sempre viveu de vindas e idas. Dos cerca de 1500 que, em média, todos os anos e durante mais de uma década, chegavam a Portugal, 90 por cento regressavam ao seu país depois de tirar a especialidade. Pedro Nunes recusa partilhar as preocupações dos responsáveis dos serviços de saúde portugueses, alegando que tem havido "falta de inteligência" na forma como estão a deixar partir "quadros muito bons".

Sousa Santos [ presidente do conselho de administração do CHB] reage, dizendo não ter condições financeiras para corresponder às exigências que estão a ser colocadas pelos médicos espanhóis, que tentam fazer valer as enormes dificuldades resultantes da falta de médicos na região alentejana. "Pagamos 3000 euros para os aguentar", enquanto os da carreira "têm se suar a estopinhas" para ganhar o equivalente. O que acontece, acrescenta o presidente do CHBA, é que os espanhóis "vão-se embora quando ficam na posse do título da especialidade".

Nestas condições, investir na manutenção dos bons quadros, como defende Pedro Nunes, "é profundamente irrealista", quando "estamos impedidos de o fazer" devido às restrições orçamentais, que impuseram um congelamento da verba para a contratação de recursos humanos.

Algumas interrogações e constatações:

1ª Os espanhois têm muitas faculdades e formam muitos licenciados em Medicina... médicos indiferenciados ...que vêm fazer um Internato de Especialidade dos melhores da Europa á custa do erário público português...e que logo que possível regressam ao seu país

2ª A lei do mercado começa a funcionar e no SNS as mãos dos responsáveis estão atadas para compensar/remunerar os seus melhores quadros médicos

3ª Em Espanha as comunidades autónomas, nomeadamentre a Galiza e a Andaluzia, abriram milhares de vagas para médicos nos seus quadros públicos...daí a "fuga" que está a ter lugar no Norte e ainda no Alentejo e Algarve...

1 comentário:

Anónimo disse...

""1ª Os espanhois têm muitas faculdades e formam muitos licenciados em Medicina... médicos indiferenciados ...que vêm fazer um Internato de Especialidade dos melhores da Europa á custa do erário público português...e que logo que possível regressam ao seu país""
É precisamente por nenhum responsável do M.Saúde ou da O.Médicos nunca ter tomado uma posição sobre esta matéria , que os médicos espanhóis que vieram cá fazer o Internato de especialidade se vão embora mal terminam a especialidade.
Nunca houve ninguém responsavel que colocasse algumas condições para "obrigar " estes médicos a continuarem em Portugal durante algum tempo para "rentabilizarem na prática" o capital investido pelo nosso Estado e que sai do bolso de todos os que pagam impostos...
Por que motivo se exigia aos Médicos das Ilhas, que entravam no Internato de Especialidade em vagas especiais, o regresso "à base" no final do Internato ou o pagamento de uma indeminização aos governos regionais se não queriam regressar??? Talvez tivesse sido importante exigir aos médicos espanhóis a condição de continuar em Portugal por um nº determinado de anos e assim ir formando mais médicos para colmatar futuras faltas.
Durante mais de 4 a 5 anos entraram no meu antigo serviço, num hospital central com alto nivel de formação, vários médicos espanhóis, em alguns anos em mais de 90% das vagas e de todos os que lá passaram nem um ficou lá ou mesmo em Portugal!!!Em especialidades em que existe carencia de médicos é fundamental não desperdiçar recursos e não deixar fugir os poucos que há!
Para Espanha vai ser a sorte grande!! Médicos especialistas, com formação de elevado nível, com óptimos curriculuns, trabalhos apresentados e premiados, alta diferenciação sem que o Estado Espanhol tenha gasto um euro na sua formação!!! E tenho a dizer que havia muito bons internos espanhóis!!
Enfim, é o que temos e muito em breve será pior...esperem por uma reforma antecipada de muitos médicos ou aguardem dentro de alguns anos a reforma dos médicos que actualmente estão na casa dos 52 a 55 anos e que ainda entraram na faculdade de medicina sem nº cláusulos!!
MARIA PAPOILA