quarta-feira, dezembro 28, 2005

Comissões & Comissões

Respigado de uma notícia do Diário de Notícias de 28/12/2005:

"Há mais médicos por habitante e menos casos de sida diagnosticados no ano passado, comparando com 2003.

Estas são as conclusões mais relevantes das estatísticas do INE para a área da saúde e as melhores notícias para a população.

Outro dado positivo a reter é a diminuição da mortalidade infantil, que baixou para 3,8 por mil, ou seja, menos 0,3% do que em 2003 e menos 1,7 se a comparação for feita com 2000.

No ano passado, havia 334 médicos por cada cem mil residentes, um dado que representa uma subida de 1,5% em relação ao ano anterior. Mas se a comparação recuar até 2000, a subida é de 5,4%.

O número de infectados com o vírus HIV no nosso País não pára de crescer, mas os 642 novos casos diagnosticados no ano passado são inferiores aos registados em 2003, uma descida de 22,7%.

As más notícias na saúde prendem-se com as causas de morte no nosso País. Por cá, e segundo dados de 2003, as doenças do aparelho circulatório, como os acidentes vasculares cerebrais (AVC) e ataques cardíacos, continuam a liderar a tabela, representando 37,6% dos óbitos.

Em segundo lugar surgem os tumores malignos (com 20,8%) que têm crescido a um ritmo anual de 1,9% desde o ano 2000."


Alguém órgão da comunicação social mediatiza as comissões (se é que as há!) contra o tabagismo (cancro do pumão), contra o colesterol e os enfartes e AVCs, as comissões contra a hipertensão e a diabetes, afinal as principais causas de morte em Portugal, para não falar da morbilidade que provocam.

4 comentários:

Anónimo disse...

Un aplauso para los cardiologos del Hospital La Fe de Valencia(España) que tanto interés han puesto en el ilustre paciente don Alfredo di Stéfano. Feliz Ano 2.006, Feliz Año 2.006.

eli disse...

Em dia de Ano Bom, passo tão só para lhe desejar isso mesmo: Bom Ano.
Abraço. T.

Anónimo disse...

ola
vim te visitar não sou médica só uma enfermeira q gosta do seu espaço e sempre te visita e deixa muita luz a vc e paz!! pq precisamos bjsssssssssss m visite qdo puder

SATANUCHO disse...

nunca percebi bem para que servem estas % da morte, a malta tem de morrer de alguma coisa, não?