segunda-feira, fevereiro 16, 2009

Recomendada vacinação para a raiva, para quem viaja para Angola. Portugal sem vacinas disponíveis!!!!!!!



16 de Fevereiro de 2009, 15:02
Lisboa, 16 Fev (Lusa)

"O Instituto de Medicina Tropical aconselha a vacina da raiva aos portugueses que vão viajar para Angola, onde a doença já matou pelo menos 60 pessoas, mas este medicamento está esgotado em Portugal.
"Eu não tenho mãos a medir. Tenho muitos pedidos e não tenho vacinas para disponibilizar", disse à agência Lusa a médica Anabela Rodrigues, do Instituto Bacteriológico de Câmara Pestana, o único responsável pela vertente humana da luta anti-rábica em Portugal.
A médica adiantou que o Instituto Câmara Pestana está à espera de vacinas, provenientes da Alemanha, a "todo o momento".
Anabela Rodrigues adiantou que à espera das vacinas estão "muitas pessoas que vão viajar para Angola" e outras que já foram mordidas e devem receber quanto antes o medicamento, administrado em três doses antes da pré-exposição e em cinco depois da mordedura.
O Instituto de Higiene e Medicina Tropical (INMT) está a aconselhar as pessoas que pretendam viajar para algumas zonas de Angola a vacinar-se contra a raiva, uma doença infecciosa de evolução aguda que se manifesta entre os animais e que pode ser transmitida ao homem através de mordedura.
Em declarações à Lusa, o responsável da Unidade Clínica de Doenças Tropicais do IHMT, Jorge Atouguia, aconselhou a vacina aos viajantes que vão trabalhar para Angola em contacto com o exterior, como os trabalhadores da construção civil ou profissões de risco, como veterinários.
"Para as pessoas que trabalhem num banco ou em zonas mais fechadas esse risco não é tão grande", acrescentou o especialista em infecciologia, ressalvando que não existem muitas informações sobre o que se está a passar em Luanda do ponto de vista da transmissão da doença.
Jorge Atouguia salientou que ainda não se sabe qual é o principal veículo da transmissão. Se são cães, morcegos ou outro tipo de agentes reservatórios da infecção.
Anabela Rodrigues lembrou que "há anos que existe raiva em África, mas a situação não é divulgada". Também existe a doença em macacos no Brasil, Marrocos e Tunísia, em gatos selvagens no México e em morcegos nos Estados Unidos. "As pessoas é que não sabem".
A médica salientou que as pessoas não devem viajar para África sem serem vacinadas, apesar de não ser obrigatório.
"Mais vale prevenir do que arriscar", disse a médica.
Jorge Atouguia sublinhou ainda que em Angola "a raiva é uma preocupação porque o número de casos é enorme", mas em Portugal esta doença está erradicada.
A capital angolana está a ser afectada por um surto de raiva que já causou pelo menos 60 mortos, sobretudo crianças em idade escolar, e levou as autoridades a recolher das ruas mais de 800 animais desde o início de Janeiro.
A raiva é uma doença que afecta mamíferos e pode ser transmitida aos homens. É causada por um vírus mortal, tanto para os homens quanto para os animais.
Em alguns países, como Portugal, a raiva humana está erradicada e a raiva nos animais domésticos está controlada."
HN.
Lusa/fim



Sabemos o que fazer, mas não temos como.

É caso para perguntar se os responsáveis, à noite quando se deitam, dormem bem?

3 comentários:

Anónimo disse...

Como o compreendo!
Se assim não fosse, então sim, até parecia que não estavamos em Portugal!

Anónimo disse...

dorme bem dormem!
atras de umas grades grossas nas janelas e bem longe de bichos com dentes!
Já agora os morcegos também transmitem a raiva....
CF (tem de ler o Cujo do S.King...)

Anónimo disse...

Não me espantaria que em Portugal se desse um ressurgimento em grande estilo deste problema, tal como tem vindo a acontecer com a tuberculose, os nossos brandos costumes dão para este tipo de desleixo e com o aumento exponencial de cães vadios (não esterilizados) pelas ruas, devido ao abandono sob o pretexto da crise, a raiva será apenas uma questão de tempo, já que as autarquias não os recolhem e os "amigos" dos animais sustentam estas pragas caninas nas ruas.
Na minha área de residência já causaram um acidente, após perseguirem alucinada e violentamente um automóvel...era uma matilha de mais de 10 cães vadios, bem grandes. A polícia nada fez...