sexta-feira, março 20, 2009

Ministra da Saúde critica declarações do Papa sobre o preservativo

"A ministra da Saúde, Ana Jorge, lamentou hoje as declarações do Papa Bento XVI sobre o uso do preservativo, reiterando que esta é uma maneira eficaz de evitar a propagação da Sida em África e no mundo.
O Papa Bento XVI afirmou terça-feira, antes de iniciar uma viagem a vários países africanos, que a distribuição de preservativos não é a resposta adequada para se ajudar a África a combater a Sida, o que motivou a condenação de vários governos europeus e organizações internacionais.
Ana Jorge falou aos jornalistas à margem de um encontro em Lisboa a propósito do Dia Mundial da Tuberculose, onde expressou o seu desacordo em relação às afirmações do Papa.
«Lamento profundamente e acho muito mau para a saúde das pessoas do mundo inteiro que um alto responsável da Igreja Católica como é o Papa possa pôr em causa o uso de preservativo, principalmente em África, onde temos muito a fazer em termos de prevenção», declarou a ministra da Saúde.
«Sabemos que o uso do preservativo é uma maneira eficaz de proteger e evitar a disseminação da doença em África e em todo o mundo», acrescentou."
Lusa / SOL


É um facto que, neste momento, o preservativo tem um papel muito importante na profilaxia da propagação da SIDA.

Mas perante as afirmações da igreja, pergunto-me, se não existem métodos mais eficazes, (que eles conheçam), perante tanta dúvida, acerca do preservativo?

2 comentários:

Anónimo disse...

Sr Doutor

Há muito que a Igreja Católica está desactualizada, obtusa, cega e decadente. Mas quando pensava que não podia piorar... eis que surge Bento XVI - o lider da dita igreja - para enterrar ainda mais a intituição que encabeça!
Na verdade, o sr Papa até tem outras sugestões, aliás outra: a abstinência! De notar, que é sem dúvida a mais eficaz de todas... e por ser lirica, também a menos praticada!
Quer agora este sr controlar um povo, doente, faminto, pouco instruido e miserável com a sua visão "perfeitinha" e puritana da vida!
Ora o celibato é uma opção - e ao que sei, pouco respeitada - de alguns membros da comunidade cristã - os clérigos...que raio de exemplo!
Eu sugiro ao Papa Bento XVI que desça do seu pedestal/do seu mundinho dourado e leve todo o seu séquito para África, a fim de educar os ignorantes na fé Cristã e na abstinência sexual! Ou então, que simplesmente mande pulverizar o continente africano com um qualquer inibidor da libido... assim, sem o voraz "apetite sexual" do povo, a literacia aumentaria por relação directa da "falta do que fazer", lá se ia a SIDA e outras doenças que tais;Controlava-se a demografia sem atentar aos principios da Santa Igreja, e ainda se poupava muitos milhoes em latex!
Hipócritas!
Tenham a Santa da Paciência!

Anónimo disse...

Poupar muitos milhões em latex...
subia o preço, diminuia a quantidade, piorava a qualidade, aumentava a humanidade, aumentava o desemprego, diminuiam as receitas sobre os impostos, aumentavam os impostos... vai-te lucro que dás prejuízo ;-)

Hipócritas? Talvez outra coisa...