sábado, maio 29, 2004

A Morte, Sempre Com Os Mesmos Ingredientes! Basta!

Sentei-me.

Relaxei-me.

Inspirei e inspirei-me.

Cliquei no botão I Power Blogger. Username e Password automaticamente introduzidas.
Create a new post espera por mim.

Abre-se-me a janela do mundo: Title e Post estão à minha espera.
Ia escolher um título abrangente.

As tarefas eram muitas e atrasadas!

Ia dar os duplos parabéns ao Aviz. (Parabéns. Espero que esteja tudo bem resolvido!).
Ia agradecer ao Blasfémias. (Obrigado. Pelo Top Ten e pela companhia!).
Ia responder ao Blog do Alex. (Que posso eu dizer? Que 3.28 não são 1.71. Que não escrevo mais, embore goste, porque à minha frente tenho pessoas e não monitores! E etc., etc....).

Ia responder a uma pergunta que vi no technoratti, do blog Desabafos. (Sim. É possível na cirurgia de transplantes hepáticos, desmarcar-se o transplante em cima da data da cirurgia ou até à porta do bloco operatório, não por motivos da histocompatibilidade, ou negligência, ou erro médico, mas por aprofundamento do estudo do órgão a transplantar que só é feito em cima da cirurgia, i.e., o dador é compatível e avisa-se o receptor e prepara-se para a cirurgia, mas o órgão, depois de estudado in loco, pode não estar apropriado para a cirurgia (pode ter uma cirrose, p.ex) e não por ser medicina de ricos vs medicina de pobres!)

Ia dizer mal do último Expresso! (Fogo! Só no suplemento comercial se diz bem dos médicos e da medicina. Artigos adaptados para a publicidade que inserem, um vergonha e o Público vai pelo mesmo caminho!)

Ia responder ao JC, estudante de enfermagem, e dizer-lhe que há médicos que desprestigiam a profissão, que são desumanos, que há enfermeiros que prestigiam a sua profissão, que há enfermeiros que querem passar por médicos, que a enfermagem, hoje em dia não é "higienes e injecções", mas as higienes e injecções em pessoas doentes têm especificidades próprias e desde que todos os antigos auxiliares de enfermagem se transformaram em enfermeiros, todos pensam que as higienes são uma actividade menor da enfermagem ... e por isso, por vezes são desumanos com os doentes acamados.

Ia agradecer a Madalena Silverson pelas suas palavras (Obrigado e cuidado!)

Ia responder ao Blog (?) 'universos assimetricos' (Sim, o doente tem direito a conhecer todos os resultados dos exames efectuados, mas não a violar a correspondência entre médicos; sim, o doente tem direito a que toda a informação seja legível e perceptível, embora técnica; sim, o doente e a sua família "têm direito a que o médico lhes explique que "problema" tem?" Até que profundidade?". Até à profundidade que o doente desejar, mas sempre com humanidade, respeito e principalmente, tentando compreender quais são as expectativas do doente em relação à sua doença, para que a notícia não cause mais estragos que a própria doença.

Ia finalmente responder ao Queijo Naco da Grande Loja do Queijo Limiano e da porta da loja. (Mas, desculpe, ainda não será hoje, mas não está esquecido!)

O telefone vibra.

Do lado de lá: vou-te dar uma triste notícia! Ouço.
O F. morreu de acidente de automóvel.
Silêncio. Desligo.
29 anos, regresso de festa, 7 da manhã, despiste, choque frontal. Morte na estrada. São sempre os mesmos ingredientes. Basta!

Paz na Estrada!

Paz na Estrada!

Sem comentários: