sábado, junho 05, 2004

Há Perguntas Que Se Não Fazem!

O Vilacondense, blogue simpático e vizinho, colocou uma pergunta a dois blogues médicos da blogosfera. Há mais por aqui. Podem ter outras opiniões. O blogame mucho já respondeu. Brincou, eu vou ser mais sério, mas porque o assunto hoje em dia é mais sério do que aquilo que se possa pensar.

O Vilacondense ainda pensa ir para Medicina? Será adolescente! Ou quererá mudar de curso?

Será que para ver "mulheres nuas" é necessário ir para Medicina?

O Google em 0,15 segundos apresentou-me 57 800 sítios para a pesquisa sobre "mulheres nuas". Para a próxima serão 57 801, pois já parecerá este blog referido na pesquisa, para infelicidade de muitos.

Conclusão: para se ver mulheres nuas não é necessário o curso de Medicina.

Não sei qual a profissão do colega Dupont, mas se na sua actividade profissional lhe aparecer à frente dos seus olhos qualquer coisa de que goste muito, que deseje há muito tempo, que o excite muito, não se irá apropriar dessa mesma coisa. Obviamente que não. Poderá sonhar, poderá imaginar: ai se eu um dia...

Mas digo-lhe colega Dupont, o contrário é que é mais frequente: o médico ou médica defender-se da sedução ou assédio dos doentes. E há várias defesas, mas primeiro é necessário diagnosticar que se está perante uma sedução e por vezes, não é à primeira que se descobre.

Por outro lado, o ambiente do consultório, onde se pressupõe existir intimidade e proximidade para ouvir e examinar o paciente propicia psicologicamente a aproximação dos intervenientes. Por isso, presentemente, prefiro consultar com testemunhas presenciais ou com a porta semi-aberta determinadas pessoas, pois no fim, será sempre a palavra de um contra a do outro e todos sabemos que os médicos não são muito bem quistos, lá, nos palácios das justiças....

Por fim, remato assim: arte é arte. Uma obra de arte examina-se com os olhos, estuda-se, analisa-se, não se toca!

Sem comentários: