quarta-feira, abril 16, 2008

O Interior é Que Deveria Desistir Deste Embuste.

Este senhor é o mesmo do projecto Netmédico, que deixou cair defraudando milhares de médicos.... Aliás na sua vida só há coisas nefastas!

No Dário de Notícias:

 

"Grupo privado ameaça desistir do interior


DIANA MENDES
RODRIGO CABRITA-ARQIVO DN

clip_image001

Bragança, Castelo Branco, Évora ou Portalegre e outros distritos do interior correm risco de não vir a beneficiar do projecto Casas da Saúde. Nuno Delerue, presidente do conselho de administração da Sanusquali, disse ao DN que propôs ao Governo "criar unidades em zonas de oferta deficiente ou nula", mediante contrapartidas como o benefício de convenções com o Serviço Nacional de Saúde. Apesar do "interesse do Ministério da Economia", o grupo espera uma resposta há oito meses e diz agora que o prazo está a esgotar-se".
O projecto de 25 unidades e com um valor de investimento de 1239 milhões de euros visava uma unidade em cada distrito, "mesmo em zonas do interior onde é difícil rentabilizar" e onde, por essa razão, os prestadores privados não investem. Cada unidade, com valências habituais como pediatria ou oftalmologia, deve ser complementada com farmácias, venda de produtos e dispositivos médicos e até unidades de saúde familiar. A grande novidade está na criação de unidades com urgências.
O grupo privado liderado por personalidades como o ex-bastonário da Ordem dos Médicos Germano de Sousa, Miguel Gouveia e José Vila Nova, pretendia fazer uma parceria com o Estado, que iria criar cinco mil postos de trabalho: "Admitimos que o Governo escolhesse o local do distrito onde abrir a unidade, mas impusemos contrapartidas: acesso ao regime de convenções, licenciamento, possibilidade de abrir USF e incentivos fiscais", diz Nuno Delerue.
As condições têm de ser analisadas pelo Ministério da Economia e da Inovação, via AICEP, tendo sido feita, até, uma candidatura a Projecto de Interesse Nacional (PIN). A proposta foi recusada porque "ainda não tínhamos os locais das Casas da Saúde, mas vamos fazê-lo". Em 15 dias vai concluir o processo, que envolveu a análise de 68 concelhos. Se não tiver resposta, "posso alterar a localização das unidades. Não somos obrigados a assumir o compromisso".
O responsável garante, no entanto, que as Casas da Saúde vão ser criadas. "Há zonas como o Algarve ou o litoral que têm interesse. Agora, alguém terá de explicar porque é que metade do País saiu da rede".
Convenções livres
A AICEP pediu esclarecimentos à Administração central do Sistema de Saúde sobre a possibilidade de haver convenção com as Casas da Saúde. Em Novembro, a ACSS frisou estar em desenvolvimento um "modelo de gestão" e que, como tal, a adesão de convencionados está "condicionada". A ministra da Saúde, Ana Jorge, já anunciou que iria reabrir o regime de convenções. Nestas circunstâncias, a Sanusquali também pode mudar de ideias, por efeitos de concorrência. "Neste caso, o Estado terá de nos dizer o que está disponível a fazer para que façamos uma rede que interesse ao País". O DN tentou contactar o Ministério da Saúde e da Economia, mas sem sucesso.
|

Sem comentários: