domingo, setembro 14, 2008

Ó Evaristo tens cá disto?

Das oito urgências prometidas só duas funcionam

14.09.2008 Jornal Público, edição impressa página 20

"O anterior ministro da Saúde, Correia de Campos, comprometeu-se, através de um despacho datado de 18 de Dezembro de 2006, a instalar serviços de urgência de básica (SUB) nos concelhos de Odemira, Moura, Elvas e Estremoz, durante o primeiro semestre de 2007.
Até agora, porém, desses quatro, só Odemira e Elvas é que têm o prometido serviço a funcionar, apesar das dificuldades.
No dia 27 de Fevereiro deste ano, já com a ministra Ana Jorge a exercer as suas funções, foi publicado um outro despacho, ainda assinado por Correia de Campos, em que se estabelece a rede de urgências a instalar de norte a sul do país.
Para os distritos de Beja, Évora e Portalegre foram então anunciados oito serviços de urgência básica, incluindo os quatro que deveriam estar a funcionar desde o fim do primeiro semestre de 2007. Deste total de oito apenas entraram em serviço até agora os SUB de Odemira e Elvas, e os anunciados para Estremoz, Montemor-o-Novo, Ponte de Sor, Castro Verde, Moura e Serpa continuam a à espera de abrir. A ARS do Alentejo tem assumido publicamente que não se compromete com prazos para a instalação destes seis serviços, alegando dificuldades em encontrar médicos qualificados na área das urgências. Um SUB exige a presença obrigatória de, pelo menos, dois médicos, dois enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica e um administrativo por equipa.De entre os objectivos fixados pelo Ministério da Saúde para as novas unidades de urgência destacam-se a redução da percentagem da população que esteja a mais de 60 minutos de um serviço de urgência e a melhoria dos serviços, para os aproximar do nível europeu."



O interior tão necessitado que está, ainda não terem aberto estes serviços necessários às populações, é caso para alarme dessas mesmas populações, mas até ao momento não li sobre nenhuma movimentação.

Estranho!

Sem comentários: