quinta-feira, março 05, 2009

JÁ NEM NO OMO SE PODE CONFIAR!

Problemas na Linha Saúde 24 preocupam deputados
05.03.2009, Maria José Serra e Margarida Gomes


O director-geral de Saúde, Francisco George, quer ver sanados os problemas no centro de atendimento de Lisboa da Linha Saúde 24 e ontem deixou um recado à LCS ao afirmar que "é a administração que tem de fazer cedências".


Perante os deputados que integram a Comissão Parlamentar de Saúde, que visitaram as instalações do call center de Lisboa, Francisco George alertou para o facto de a situação de conflitualidade que existe entre enfermeiros e a LCS - Linha de Cuidados de Saúde acabe por prejudicar "a imagem do serviço". Os deputados procuraram esclarecer as irregularidades laborais e administrativas denunciadas em Outubro passado por oito enfermeiros da Saúde 24.


Questionado sobre se essas mesmas irregularidades estão já sanadas, Ramiro Martins, administrador da LCS, afirmou que "se as irregularidades não existem, não podem estar sanadas".


No final da reunião, o deputado Paulo Pedroso (PS) sugeriu que "seria bom termos uma resposta sobre todas as questões e os incumprimentos dos contratos de uma só vez". Bernardino Soares (PCP) realçou que "um serviço com estas competências não pode ter este tipo de problemas" e disse que os enfermeiros afastados "devem ser readmitidos". Em resposta, Ramiro Martins garantiu que seis dos oito enfermeiros dispensados já foram reintegrados, um não quis continuar e outro ainda não foi readmitido por "indisponibilidade de agenda".


O PÚBLICO contactou três enfermeiras despedidas, Ana Passos, Ana Duarte e Susana Sofia, e todas desmentiram Ramiro Martins, negando que foram readmitidas. Ana Passos assegurou que "a única readmitida foi a enfermeira Sílvia Rufino". Todos estes profissionais estavam contratados a recibo verde. Susana Sofia, a melhor enfermeira do call center de Lisboa, de acordo com os critérios da LCS, exige um pedido de desculpas pela forma como foi tratada pela administração, que dela terá passado uma imagem de uma profissional incompetente e incumpridora.

2 comentários:

Blogger de Saúde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blogger de Saúde disse...

Jogos Politicod em acção... enfim