segunda-feira, abril 12, 2004

Uma Opinião Sensata No Meio De Tantos Lagos de Água

No Diário de Notícias de 09 de Abril de 2004, algumas afirmações sensatas de um médico, Luciano Ormonde, presidente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia.


"não é possível em tão pouco tempo arranjar uma causa para explicar as mortes ocorridas em Lagos e que tudo tem de ser investigado, em vez de haver tentativas para arranjar rapidamente um culpado. Vivemos um período na saúde em que os genéricos são usados como balas políticas. Além disso, não se pode dizer que um produto é mau, quando foi aprovado pelo Infarmed e não há provas contundentes que levem a que seja retirado do mercado», acrescenta.

O médico de Santa Maria sublinha ainda que a anestesia «não é inócua para os pacientes e comporta riscos». São factos «escritos e reportados a nível mundial» e que dependem de diversos factores. O propofol, «tal como todos os medicamentos usados na anestesia, tem riscos». E diz ainda que os oito genéricos introduzidos recentemente com esta substância não são mais nem menos perigosos. «Há médicos que têm referido que apresentam características diferentes quanto à durabilidade das doses, mas são apenas impressões que não têm valor de prova».

Sem comentários: