domingo, março 30, 2008

A CUBA DO VALE DO SOUSA !

O Hospital Padre Américo - Penafiel está de parabéns. Aproveitando bem as possiblidades que o estatuto EPE possibilita, estabeleceu uma parceria público-privada com uma clínica oftalmologica da cidade do Porto e em dois anos resolveu o problema das listas de espera para consultas e cirurgias de Oftalmologia na sua área de influência e ainda resta capacidade para ajudar a resolver as carências de outras instituições hospitalares vizinhas. E como é que isso foi conseguido? Onde está o segredo da abelha? Ora pois nada mais simples: aproveitando as instalações e equipamentos, em termos físicos e temporais, e pagando a quem faz as consultas e cirurgias ...

9 comentários:

Anónimo disse...

Mas Penafiel não é mediático...

Anónimo disse...

então e por que é que não conseguiram fazer isso no próprio hospital que já tem as instalações e os médicos?

Anónimo disse...

Querem apostar que os medicos do Padre americo são os mesmos dessa clinica pirvada?
Ana

Anónimo disse...

Boa, boa Ana.

Anónimo disse...

No meu hospital fizeram melhor: fecharam o serviço de medicina nuclear e o hospital contrata todos os exames a uma clinica privada, pagando muito mais por cada exame!... e sabem quem é o director da clinica? o mesmo que saiu do serviço do hospital que fechou!
Na radiologia foram mais subtis... havia listas de espera enormes, para um doente internado fazer uma TAC ou uma ecografia demorava 1 semana... o hospital passou a pagar à peça e agora é ver os radiologistas todos à luta para ver quem faz mais exames... acabou-se logo com a lista de espera!! O que é engraçado é que as pessoas são exactamente as mesmas, os pedidos de exames tb! só mudou a gestão e o que se paga aos medicos! ou seja, passou a pagar-se uma fortuna para os medicos cumprirem aquilo que já deveriam fazer no seu dia a dia habitual!! é como quando nos pagam incentivos por chegarmos a horas ou não faltarmos... mas não é suposto isso ser nossa obrigação?? é triste qdo a única motivação para as pessoas trabalharem bem e com eficiencia é o dinheiro...sobretudo quando os medicos são exemplo disso.

Anónimo disse...

E até podem ser, mas em horários diferentes. O ideal seria o próprio hospital pagar aos seus próprios médicos em horas extraordinárias.

Anónimo disse...

E assim vai a nossa saúde e o nosso dinheiro dos impostos.

Para quando a responsabilização disciplinar, civil e criminal para os gestores à semelhança dos médicos?

NauCatrineta disse...

o q a noticia não diz é quantos pedidos são devolvidos á procedência (isto é não são satisfeitos, mas também não contam como lista de espera) porque "não se enquadram nas prioridades definidas" etc ... Assim também eu!

Anónimo disse...

È facil acabar com listas de espera. Aceita-se apenas os pedidos a que se pode responder rápidamente, aceita-se apenas as cirurgias de mais alta rentabilidade (ex: cataratas), da-se alta a doentes crónicos (ex: diabéticos) e manda-se voltar como primeira consulta, etc., etc...