sexta-feira, abril 25, 2008

25 de Abril: Cavaco Silva "impressionado" com ignorância dos jovens sobre o "Dia da Liberdade"


25.04.2008 - 12h31 Lusa
O Presidente da República, Cavaco Silva, mostrou-se hoje "impressionado" com a ignorância de muitos jovens sobre o 25 de Abril e o seu significado e denunciou uma "notória insatisfação" dos portugueses com o funcionamento da democracia.


No seu discurso na sessão comemorativa do 25 de Abril, no Parlamento, Cavaco Silva divulgou extractos de um estudo que mandou realizar sobre o alheamento da juventude face à política, e atribuiu parte da responsabilidade aos partidos políticos.



Discurso vigoroso e verdadeiro.


Vivi o antes, durante e depois do 25 de Abril na FML da UL e não posso estar mais de acordo com o PR.


O alheamento, das camadas mais jovens, da política é preocupante e pode comprometer o futuro!


"O futuro, a Deus pertence", como diz o povo, mas o povo faz esse futuro, e viu-se!

2 comentários:

Anónimo disse...

enquanto jovem pós 25 de Abril, só tenho duvidas sobre o pork do "alheamento das camadas mais jovens da politica"???
Desinteresse próprio? Falta de BONS EXEMPLOS onde colocar os olhos??? Desinteresse causado pelas "boas" medidas dos nossos políticos???
Num aspecto talvez concorde com as palavras do nosso PR em que responsabiliza, em parte, os partidos politicos!!!
Ee mais... uma "notória insatisfação dos portugueses com o funcionamento da democracia"?, pergunto: qual democracia? onde estão os direitos adquiridos aquando do 25 de Abril??? 25 de Abril=fim da repressão???, liberdade de expressão???? e pq é que há blogs e comentários anónimos???
(até se pode dizer que os dias de hoje não se comparam com o antigamente, mas eu vivo no pós 25 de Abril, e ás vezes acho que fazia falta uma nova Revolução ...)

Já lá vai o tempo em que "o povo era quem mais ordenava!"

Clint disse...

Dantes ia-se à Escola aprender, o que colocava toda a responsabilidade no aluno… depois o processo de aprendizagem passou a ser de ensino/aprendizagem… de facto, muito do que se apreende depende muito da “categoria” do Professor, isto é, da sua capacidade de ensinar… (há professores que jamais esquecerei).

Também o alheamento dos jovens da política resultará de um sistema de alheado/alienante… em que a responsabilidade não está toda nos jovens (alheados), mas na sociedade que os aliena… a começar em casa, mas a acabar em grande estilo cá fora… incluindo os media… como o MEMAI bem sabe… (há, felizmente, também a este nível, bons exemplos que jamais se esquecem e que acalentam a esperança).