quarta-feira, abril 30, 2008

Ainda as operações em Cuba

Operações em Cuba são mais baratas que nas IPSS, diz autarca

No Diário Digital:

O presidente da Câmara de Vila Real de Santo António desmentiu hoje Paulo Portas, garantindo que os preços das cirurgias às cataratas dos seus munícipes em Cuba é inferior a todos os orçamentos que pediu em Portugal, incluindo misericórdias.
Hoje à tarde, durante o debate quinzenal no Parlamento, o líder do CDS/PP garantiu que as Misericórdias dispõem de 15 hospitais «capazes de fazer mais três mil cirurgias por mês» a um custo «duas ou três vezes mais económico que fazê-las em Cuba».
Em resposta, o autarca social-democrata algarvio Luís Gomes afirmou que antes de optar pela solução de Cuba a autarquia pediu orçamentos em Portugal e «os preços propostos, tanto pelos hospitais e clínicas privadas como pelas IPSS [Instituições Privadas de Solidariedade Social] eram sempre mais caras».
«No mínimo eram 25 por cento mais caras que em Cuba», disse, apontando o exemplo da clínica São João de Deus, uma IPSS de Montemor-o-Novo, que orçamentou uma operação às cataratas em 1.055 euros por olho, custo a que se deveriam juntar exames médicos, alojamento e viagens.

«Em Cuba, por 1.300 euros operam os dois olhos e os custos totais, viagem incluída, não ultrapassa os 2.000 euros», contrapôs o autarca.

Resta saber se o preço que o Oftalmologista José Antonio Lillo Bravo (detentor de duas clínicas na Extremadura espanhola, e que recentemente realizou em seis dias 234 cirurgias a doentes com cataratas no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro) cobrou (900 euros) foi por um olho ou por dois.

Mas é deveras elucidativo que o médico espanhol declare ao DN:"Eu percebo a preocupação deles e sei porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros".

Haja pois vergonha e moderação...sobretudo de alguns dos nossos responsáveis médicos nos seus comentários!

4 comentários:

Mónica (em Campanhã) disse...

peço desculpa mas o comentário que deixei no post mais abaixo talvez fique melhor aqui:

sobre as listas de espera de Oftalmologia, é bom não esquecer que há milhares de doentes que nem em lista de espera para consulta estão, fruto de longos anos de não acesso às mesmas. os doentes ou já nem vêm aos CS pedir ajuda oftalmológica, ou os médicos de família já nem os referenciam por saberem que não há resposta.

pessoalmente, tenho colaborado nisso, mas vou deixar de o fazer. doravante pedirei consulta de Oftalmologia a todos os doentes com indicação para tal.

o hospital de referência para o CS onde trabalho tem inclusive normas escritas sobre isto. não é possível referenciar sem diagnóstico. o doente tem de ir 1ª à privada e trazer de lá informação escrita de que tem, por ex, catarata com indicação cirúrgica. é com essa informação que enviamos o nosso pedido de consulta. o doente depois espera 3 ou 4 anos pela consulta hospitalar. só nessa consulta é confirmada a indicação cirúrgica e o doente é inserido em lista de espera. depois é só esperar mais alguns anos pela cirurgia. parece mentira, mas é verdade, em 2008 e não é em Freixo de Espada à Cinta.

Anónimo disse...

Porque será que muitos doentes de oftalmologia optam por ser seguidos em Espanha?????
e srs doutores portugueses, esses doentes apenas dizem bem dos vossos colegas espanhóis.....

Anónimo disse...

Após ver a reportagem na TVI ainda achei mais vergonhoso o sistema de saúde em Portugal, neste caso concreto referente ás consultas e operações de oftalmologia!
Ouvir os responsáveis portugueses desvalorizar a situação? Ainda mais criticarem o que se faz em Cuba???
NÃO ENTENDEM QUE OS DOENTES SÓ QUEREM É VER? E QUE PORTUGAL NÃO TEM RESPOSTA PARA LHE DAR? aliás o sistema público não lhes dá a resposta que necessitam!
Não me venham com legislações... tomadas de posições demasiado técnicas! Se se muda a legislação para aumentar os impostos porque não se alteram as leis que permitem que esta situações acontecem?
ESTOU BASTANTE REVOLTADA... revoltada por ver as injustiças que os nossos governantes e dirigentes impõem ao Zé Povinho, neste país supostamente desenvolvido!!!

Anónimo disse...

¡Viva España!