sexta-feira, abril 18, 2008

A Confusão na Missão, Vista do Sol!

Tem havido muitas versões, até já li que era uma guerra Norte/Sul...

Esperemos que a nova equipa, tecnicamente seja tão capaz como a anterior...

"Coordenador da reforma dos centros de saúde

Pisco mantém-se em funções mas com nova equipa

Por Graça Rosendo

O coordenador da reforma dos cuidados de saúde primários vai manter-se em funções, tendo retirado o pedido de demissão hoje mesmo. Em contrapartida, a ministra da Saúde aceitou hoje de manhã o pedido de demissão de vários membros da estrutura de missão coordenada por Luis Pisco, devendo agora este reconstituir a equipa que dirige, soube o SOL de fonte oficial do Ministério da Saúde

O médico Luís Pisco esteve esta manhã no gabinete da ministra da Saúde, Ana Jorge, e ia preparado para formalizar definitivamente a demissão do cargo que ocupava há três anos.

Pisco já na semana passada tinha posto o lugar à disposição da ministra, na sequência de um conflito entre os elementos da equipa que coordenava, e que o médico não conseguiu ultrapassar.

Quando soube dos motivos de Pisco, Ana Jorge informou-o, de imediato, que não aceitaria o seu pedido de demissão, tendo insistido para que o médico se mantivesse no lugar e reorganizasse a sua equipa, na estrutura de missão para a reforma dos cuidados primários – decisão que aconteceu hoje de manhã.

A situação, no entanto, podia ter tido um desfecho diferente, já esta semana. É que a ministra convocou uma reunião com todos os membros da estrutura de missão de Pisco, numa tentativa de conciliar todos e ultrapassar o conflito. Essa tentativa não foi do agrado de Pisco que, por isso, se preparava para, esta manhã, se demitir definitivamente do cargo. O médico, porém, voltou a recuar, tendo-se mantido mas agora com uma nova equipa.

O conflito interno começou quando, há cerca de duas semanas, um grupo de elementos da estrutura de missão exigiu ao coordenador ter uma ‘quota-parte’ na decisão das nomeações que estão a ser feitas para a direcção dos agrupamentos de centros de saúde.

Segundo as nossas fontes, Pisco terá reagido negativamente, argumentando que a decisão sobre essas nomeações nunca poderia ser feita por ‘quotas’ e que ela cabia exclusivamente à ministra da Saúde.

O médico terá afirmado ainda que, caso essa situação viesse a verificar-se, ele não teria alternativa senão demitir-se. Foi isso mesmo que ficou escrito na acta da reunião da estrutura de missão, a qual foi divulgada no inicio desta semana pelo jornal Público.

Pisco foi nomeado pelo ex-ministro Correia de Campos para estudar e coordenar uma das principais reformas da Saúde, que a própria Ana Jorge elegeu também como principal bandeira.

Esta seria a quarta demissão de peso no Ministério da Saúde herdado por Ana Jorge. Eduardo Barroso, coordenador nacional da transplantes, foi o primeiro, seguindo-se Seabra-Gomes e Joaquim Gouveia, responsáveis pelos programas de prevenção e combate às doenças do coração e oncológicas, respectivamente. Ainda nenhum foi substituído, mantendo-se apenas em funções o médico Joaquim Gouveia, aguardando a nomeação do seu substituto.

graca.rosendo@sol.pt"

2 comentários:

Anónimo disse...

Qual quê ? Está bom dese ver que isto é tudo obra do Pinto da Costa para desviar as atenções do Apito Dourado! Bibó Porto!

Anónimo disse...

uma opinião muito pessoal, quando se apresenta uma carta de demissão podem existir 2 objectivos: demitir-se realmente ou manifestar determinada posição!!!neste caso ACHO que foi mais a segunda hipotese!!! Tendo em conta que talvez os objectivos foram atingidos!