segunda-feira, abril 21, 2008

INADMISSÌVEL !!!

Pessoal do INEM e bombeiros agredidos
21.04.2008, Catarina Gomes

Elementos de equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e de corporações de bombeiros "foram vítimas de agressão física por parte de populares" durante duas missões de socorro, uma em Abrantes e outra em Montemor-o-Novo, informou ontem o organismo público em nota de imprensa. Situações de agressões a membros de equipas de socorro já aconteceram no passado mas são "esporádicas", refere fonte oficial do INEM. O que acontece é que nestes dois casos, que envolveram murros e pontapés, os incidentes ocorreram com pouco intervalo entre si, "nas últimas 24 horas [no sábado]".

No caso de Abrantes, o médico que seguia na viatura médica de emergência e reanimação (VMER) teve mesmo de ser observado no Serviço de Urgência do hospital da cidade devido aos ferimentos so-fridos, "tendo ainda assim regressado ao trabalho e concluído o seu turno". A equipa do INEM de Abrantes decidiu apresentar queixa dos agressores às autoridades. Neste incidente, em que também interveio a corporação de bombeiros da cidade, as equipas foram chamadas ao local depois de uma situação de paragem cárdio-respiratória, estando a pessoa já morta aquando da chegada da emergência médica, informou fonte oficial do INEM. No caso de Montemor-o-Novo tratava-se de uma situação em que a vítima se encontrava numa situação de forte instabilidade emocional. A nota diz que não estiveram em causa atrasos na chegada da viatura.

"Em qualquer uma das situações não se registou qualquer funcionamento anómalo, tendo o socorro decorrido de forma tão célere quanto possível", lê-se. No caso de Abrantes, o socorro chegou em seis minutos, adianta a mesma fonte.A nota enviada aos órgãos de co-municação social "lamenta estes dois incidentes, sensibilizando para que o trabalho de todos estes profissionais deva ser por todos apoiado edefendido". O documento nota ainda que as equipas de emergência médica, quer sejam do INEM, dos bombeiros ou da Cruz Vermelha, "dão em cada momento o seu melhor, trabalhando muitas vezes em situações díficeis".

1 comentário:

Anónimo disse...

infelizmente vai sendo o dia-a-dia! filhos que batem em pais, alunos que batem a professores... agora até já doentes que batem a médicos... este país está de mal a pior!