quinta-feira, setembro 18, 2008

A "arte da greve"


Suspensas as negociações


"O ministério da Saúde interrompeu as negociações com os sindicatos dos enfermeiros por ser "inaceitável a pressão causada pelo pré-aviso de greve" para os dias 30 deste mês e 1 de Outubro".
Conforme notícia de hoje do Correio da Manhã.



"Porque, obter uma centena de vitórias numa centena de batalhas não é o cúmulo da habilidade. Dominar o inimigo sem o combater, isso sim, é o cúmulo da habilidade." Sun Tzu


Seria aconselhável os sindicatos dos enfermeiros reverem as suas estratégias, para dignificarem as negociações e não banalizarem o direito à greve.


2 comentários:

Sahaisis disse...

nós somos uns elefantes...eu não que nem trabalho nem faço parte do sindicato...mas no geral...e depois a ministra amua e pronto. é uma grande chatice (opto pelo comentário vazio e oco, porque se escrevesse aqui uma coisa inteligente era capaz de ser repreendida)...
mas também não percebo quem ia negociar, nem o quê, mais para mais quando leio pedras preciosas como "há desemprego mas não há enfermeiros a mais" (diz a senhora bastonária) ou a carreira está congelada mas vamos avançar com um internato (quando nem sequer há enfermeiros especialistas suficientes para cobrir as necessidades dos utentes, quanto mais orientar alunos de especialidade).
ser enfermeiro é um caos e uma grande parvoíce.

Anónimo disse...

Sahaisis disse: "opto pelo comentário vazio e oco, porque se escrevesse aqui uma coisa inteligente era capaz de ser repreendida" e "mas também não percebo quem ia negociar, nem o quê, ...".
Sahaisis nunca devemos de optar pelo comentário vazio e oco, aliás não o faz, também, não me parece que o MEMAI seja censor.
Diz e com verdade o que lhe vai na alma "não percebe quem ia negociar nem o quê?".
Aí é que está o problema.
Estou de acordo com o MEMAI, de facto, os enfermeiros devem ter uma estratégia de aproximação das estruturas que os representam, definição de problemas conjuntamente e consequentemente divulgação pela classe assim como discussão interpares, depois avançar com as negociações.
Mas, nunca enquanto estas existam avançar com pré avisos de greves.
Talvez assim fossem mais eficazes.