quinta-feira, setembro 25, 2008

Vital Moreira considera "milagre" a obra de Correia de Campos no Ministério da Saúde


25.09.2008, Graça Barbosa Ribeiro - Público
"Na apresentação do livro do ex-ministro, Vital admitiu a morte do SNS se não tivesse havido reformas
O constitucionalista Vital Moreira assegurou ontem, na apresentação do último livro de Correia de Campos, em Coimbra, que, se o ex-ministro da Saúde não tivesse apostado nas reformas do sector, "a sentença de morte do Serviço Nacional de Saúde [SNS] estava traçada". "Quem ignora isto ignora tudo", sentenciou, classificando como "indecentes" e "aleivosas" as afirmações daqueles que, "num extremismo sectário e radical", as criticaram dizendo "que as reformas eram o caminho para a destruição do SNS". Na livraria Almedina, Vital Moreira - a quem coube fazer a primeira apresentação pública do livro Reformas da Saúde - O fio condutor - chegou a cometer a inconfidência de revelar como, "em conversas privadas", se percebia, em 2005, como "eram fundas as dúvidas" de Correia de Campos sobre "a viabilidade do SNS". Isto para as considerar "legítimas" e realçar "o milagre" das políticas do ex-ministro. "Antes, as despesas subiam em flecha. Desde então, com pequenos crescimentos, não só se atendeu às necessidades como se conseguiram ganhos", disse.Realçando a "fidelidade, acima de toda a suspeita", de Correia de Campos ao SNS, Vital considerou que ficou provado que a viabilidade do sistema "não depende do dinheiro em falta mas do bom uso do dinheiro existente". E elogiou o ex-ministro pela opção de "deixar de gastar num lado para gastar noutro", tendo como resultado "um enorme saldo positivo". "Mais cuidados de saúde, para mais gente e com mais qualidade."Correia de Campos confirmou que teve dúvidas de que, "dada a espiral de despesa com o SNS, fosse possível fazer mais e melhor com os recursos de que dispunha". "Está aqui a prova que de que é possível reformar num contexto de escassez" e "sem antagonizar com os profissionais do sector". A excepção, disse, ocorreu por ocasião das eleições para a Ordem dos Médicos. "Mas já se sabe que, em ano terminal, os candidatos querem competir para saber qual é o mais hostil em relação ao ministro em funções", desvalorizou o ex-ministro da Saúde do Governo de José Sócrates, que acabou por ser substituído. Pequeno destaque em caixa com fundo que tambem pode servir de legenda para a fotografia do lado esquerdo"



Interessante comentário de Vital Moreira!


"Está aqui a prova que de que é possível reformar num contexto de escassez", mais uma verdade de La Palisse, já que em tempo de vacas magras têm de se racionalizar os serviços que se oferecem.


E "sem antagonizar com os profissionais do sector", quanto a isso não tenho tanta certeza como Vital Moreira.


Tendo caracterizado tão bem a actuação do ex-ministro, faltou pois prever, quanto tempo mais sobrevive o S.N.S. sem estes balões de oxigénio e estas "artimanhas" económico-financeiras ou inclusivamente, sem Correia de Campos.

1 comentário:

Anónimo disse...

António Arnaut, diz que estão a destruir o SNS, este por voz de outro, diz que o "levantou".
O povo, parece estar mais de acordo com António Arnaut do que com Correia de Casmpos.
Pelo menos é o que eu sinto.