sexta-feira, julho 25, 2003

Explicar vs Ensinar

T diz-me:
"Achei graça ao nome do blogue....nada mais irónico do que se explicar coisas
a intelectuais. Então eles não sabem tudo? Risos.
Também estou a brincar, porque um intelectual, para mim ,é aquela pessoa que sabe que lhe falta muito coisa para saber e que por isso mesmo, gosta de aprender.
"

Não quero ensinar! Quero explicar!

Embora reconheça que vivemos num mundo onde o conhecimento evolui a uma velocidade impensável há meia dúzia de anos, não tenho pretensões a ensinar. Mas a explicar aquilo que já se aprendeu.
E só aprende quem quer.

E particularmente para nós, médicos, o que hoje é uma verdade mais que provada e documentada, amanhã poderá ser posta em causa e no dia seguinte já ser considerada má prática clínica. Por isso não tenho preconceitos em ser ensinado, mesmo nas matérias que vou dominando. Agora quanto aos intelectuais (mais ligados às Letras!) por vezes assumem certas verdades científicas ou enviesadas ou ultrapassadas, que, ao transmiti-las para várias atmosferas fomentam inconscientemente a ignorância.

O caso da SARS é um exemplo. Em pouco tempo, utilizando vários laboratórios a nível mundial e trabalhando em simultâneo e coordenados, obedecendo a um objectivo pré-definido e comum, conseguiu-se determinar a etiologia, a epidemiologia, as medidas preventivas, a terapêutica e por fim o seu controle e quase irradicação de uma nova doença infecciosa.

Sem comentários: