segunda-feira, julho 21, 2003

Shyz Nogud: Volta à carga...

E diz Shyz Nogud:
Volto à carga...
"Acabei de espreitar o blog que mantém (e cuja pertinência aplaudo, tantos são os disparates que se vêem escritos por esses jornais fora... no que à Medicina diz respeito mas não só)" .../... "Não tenho formação na área da medicina (eu cá é "mais letras")" .../.. "Já assisti a inúmeras discussões sobre psicoterapia vs. prescições de medicamentos e a conclusão inevitável a que cheguei (se calhar fica-me mal dizer isto mas não me tenho por burra, manias...) é que não são ALTERNATIVAS..."

E eu volto a estar de acordo.

Quando apliquei a palavra alternativa, referia-me à situação real que se vive no país (no nosso e nos outros). Isto é: a alternativa ao facto de se prescrever muitos psicofârmacos (ansiolíticos e antidepressivos) só pode ser encontrada na psicoterapia.

Este blog não é para polemicar ou dissertar sobre aspectos científicos das questões afloradas. Serve apenas para, numa lingugem simples, mas científica, corrigir, explicar, esclarecer notícias a publicar ou publicadas na nossa comunicação social.

Mas também não fujo às questões, e vejo que Shyz Nogud deveria mudar o pseudónimo para Shyz Gud. Não estará deprimida para se intitular Nogud?

Na minha modesta opinião de 20 anos de clínica activa, nas doenças ditas distímicas, crónicas ou agudas, a psicoterapia tem sempre o papel principal desde que o objectivo seja tratar e o objectivo de tratar seja curar. Isto não quer dizer que se atinjam os objectivos propostos. A terapêutica medicamentosa surge, em termos científicos, como, ou um complemento importante, ou uma necessidade terapêutica para tratar uma crise aguda. Isto é o que cabe num blog. Mas na prática como as notícias mostram, os médicos na falta de estruturas de apoio ao doente distímico, medicalizam.
E ainda bem, pois um doente ansioso ou deprimido tem uma má (ou mesmo péssima!) qualidade de vida.

Sem comentários: