sábado, julho 26, 2003

Ler Jornais Confunde-nos .....

No mesmo jornal (o JN) de 25/07:

"No centro de saúde da cidade – do qual dependem as extensões de Afife, Carreço, Lanheses, Meadela e Santa Marta de Portuzelo – estão inscritos 43102 utentes. Destes, 4979 não têm médico de família. Em Darque, o número de utentes inscritos ronda os 28 mil, sendo que 374 (1,3% do total) também não possui médico de família. Dos três centros de saúde do concelho, o de Barroselas apresenta a taxa de incidência mais baixa, com 153 utentes (de um total de cerca de 10 mil) sem médico de família."(1,53% feitas as contas e portanto mais alta que em Darque!)
Depois acrescenta-se: "observando que o número de utentes sem médico de família reúne pessoas "sem médico por opção própria"."
Em que ficamos?
Sem médico porque não há médicos ou sem médico porque não há doentes?

Mais à fente: "Em Monção, o governante inaugura a extensão de saúde de Tangil."

Ainda mais à fente: "o fecho da extensão de saúde da Oliveira".

Fecho hoje, inauguro amanhã, depois protesto porque não há médico para a extensão que inaugurei, depois tenho médico, mas opto por não o ter.

GOLPE

"O encerramento da extensão de Oliveira (que servirá centenas, quiçá milhares de utentes, digo eu) é mais um golpe no Sistema Nacional de Saúde." Afirma um responsável da CDU, aproveitando os seus 15 minutos de fama.

Os milhões de utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que por sua vez integra o Sistema Nacional de Saúde, estremeceram ...

Pois digo: a única planificação que há para a construção de extensões de saúde é ... a vontade do prrrreeessidentte da juuunttta! Por isso, neste últimos 20-30 anos construiram-se muitas que já deveriam ter sido encerradas por falta de condições.

Sem comentários: