Afinal Em Que Ficamos? Odontologistas ou Médicos Dentistas!
Esta notícia do Público, de 11 de Janeiro de 2004 "Uma Centena de Centros de Saúde com Odontologistas", assinada por Lusa é no mínimo confusa. Depois de ler, tirei a conclusão: continuará a discriminação - os ricos irão para os médicos dentistas nas clínicas privadas, os pobres e a classe média irão para os odontologistas nos centros de saúde.
Que democrática democratização ou então que venha a correcção da notícia...
"O Governo promete "democratizar" gradualmente o acesso dos portugueses aos cuidados de saúde oral, colmatando as insuficiências do Serviço Nacional de Saúde (SNS) nesta área específica.
[...]
Os serviços nesses centros de saúde serão prestados nomeadamente por odontologistas. Estes profissionais poderão vir a ser vinculados ao Estado através de contrato individual de trabalho ou mediante protocolos. Contudo, o governante não descartou outras hipóteses e disse que estão a estabelecer-se "pontes" de entendimento com a OMD. A par desta iniciativa, continuam a decorrer programas de saúde oral pensados para grupos específicos, como crianças, idosos e portadores de deficiência.
[...] o bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, Portugal é um país "onde só os ricos podem tratar os dentes", uma vez que a maioria dos médicos-dentistas trabalha nas 2500 clínicas privadas da especialidade.
"Já é tempo de deixarmos de ser um país de desdentados e de o Governo perceber que não há saúde geral sem saúde oral", reivindica.
[...] o dirigente quer ainda combater o exercício ilegal da profissão, uma intervenção que vai ser possível através dos novos estatutos da OMD."
Sem comentários:
Enviar um comentário