terça-feira, abril 06, 2004

"Morte de doentes no Hospital de Lagos leva a processos disciplinares"

Distribuida pela Lusa, esta notícia é muito grave.

Erro ou negligência, repetidas em 48 horas pelo mesmo médico, levanta muitas dúvidas sobre a vigilância que uma instituição deve exercer sobre os seus membros.

Ressalvo: a confirmarem-se as conclusões preliminares da IGS.

"O Ministério da Saúde instaurou hoje processos disciplinares ao director clínico do hospital distrital de Lagos e a uma médica anestesista, na sequência da morte de dois doentes no bloco operatório daquele estabelecimento.

Segundo um relatório da Inspecção-Geral de Saúde (IGS), foram apurados "elementos que podem pôr em causa a actuação da médica responsável pelos actos anestésicos praticados" nos doentes que vieram a falecer, "bem como a própria actuação do director clínico do hospital".

Uma mulher de 44 anos e um homem de 35 morreram a 29 de Março e 02 de Abril de paragens cardio-respiratórias no bloco operatório do hospital de Lagos, onde se encontravam para realizarem operações simples.

O documento salienta que as ocorrências têm "em comum o facto de serem pequenas/médias cirurgias, previamente programadas, tendo como interveniente directa a mesma médica anestesista".

Segundo a IGS, os indícios recolhidos apontam "para a exclusão de dúvidas sobre a funcionalidade do bloco operatório do Hospital de Lagos" e classificou como correcta a decisão do ministro da Saúde de encerrar o bloco operatório do hospital, a partir do dia 30 de Março, "como medida cautelar"
."

Como médico, considero a minha profissão de risco permanente.

Hoje, durante o meu dia de trabalho, fui vítima de várias negligências de várias profissões: desde uma empresa de informática, até ao almeida da minha rua que me riscou a viatura.
Todas me provocaram mau humor.
Só.
Não morreu ninguém

1 comentário:

Anónimo disse...

Todos os que contribuiram para esta triste situação vão ter a paga que merecem... eu acredito ! descansa em paz irmao