sábado, abril 17, 2004

Numa Semana Confusa, Uma (Esquecida) Conclusão Relevante

A nossa comunicação social esta semana esteve em grande: teve notícias e notícias sobre negligências, mortes, anestesias, erros, vírus, perigos, contágios, etc.

Entrevistou vítimas, ex-vítimas, futuras vítimas, primos das vítimas, amigos dos primos das vítimas.
Foi uma vitimização constante. Alarmou-se qb.

Dizer que estão trinta crianças internadas com suspeita de pneumonia adenovírica, é uma bomba jornalística. Quantas não estarão na hora seguinte? Interrogar-se-á o leitor, ouvinte ou telespectador. Assim ficamos reféns dos media.

Por outro lado.

Coincidência ou um forte e produtivo lobie a trabalhar, foram vários os órgãos da comunicação social que fizeram diversas reportagens sobre os bruxos modernos (e as suas clínicas, pois então!) apelidados pela querida comunicação social como, praticantes de medicinas alternativas.

Mas o que nos interessa a todos, apenas vi publicado num jornal médico generalista: Tempo Medicina

"A esperança de vida nos últimos 80 anos aumentou ao ritmo de 12 horas por dia, em 80 anos aumentou 40 anos"

"A ideia sobre quem são os indivíduos que devem ser considerados dentro da área [idosos] tem mudado e não se sabe se devemos adoptar o critério dos 75 anos, do séc. XIX, impor os limites dos 55 anos, e parece-nos que a linha dos 65 anos já não faz hoje muito sentido, quando a nossa esperança de vida ultrapassa os 80 anos"

Pois é, se não fossem os médicos (e outros técnicos), a medicina (e outras áreas do conhecimento científico) e até a própria comunicação social divulgando novos conceitos de saúde, higiene, prevenção, etc talvez ainda morressemos aos 30 e 40 anos.

Pois é, se não fossem os anestesistas, os hospitais e centros de saúde e quem lá trabalha, os aerossóis (embora em Portugal haja um abuso da sua utilização!) e outros sóis, talvez ainda se morresse por muitas patologias que arrasaram populações séculos atrás.

Pois é, mas tudo isto baseado nos conhecimentos científicos e não no empirismo das levadas ao colo alternativas à medicina.

Sem comentários: