sexta-feira, abril 30, 2004

Sociedade Hipocondríaca, Sociedade Hipócrita (actualizado)

Vivemos numa sociedade hipocondríaca.

Durante um zapping pelas "nossas" rádios e pelos "nossos" noticiários televisivos com facilidade só econtramos notícias de doenças com muitos "coitadinhos" a contar as suas histórias. Passamos das caridadezinhas para os pobres para as noticiazinhas dos doentes.

Vivemos numa sociedade hipócrita.

Simultaneamente, e por vezes intervalando essas notícias assistimos aos apelos desmesurados ao álcool, ao tabaco, ao sedentarismo, à velocidade, à violência, ao desperdício, ao supérfluo, etc.

Prevenção?
Ensino?
Esclarecimento?
Preocupação?

Sim, quando isto der muito lucro!

E assim fiquei deprimido: desde o despertar, enquanto ensonado me barbeava, enquanto me "duchava", enquanto ingeria as primeiras calorias, enquanto conduzia o coche (influência de tantos colegas e enfermeiros espanhóis) até ao hospital, por mais que mudasse as estações de rádio a temática era a mesma.

Durante a viagem lembrei-me da nova Santa portuguesa: pedi um milagre - que quando chegasse ao hospital tivesse todos os doentes curados - e a Santinha de Balazar ouviu-me: quando cheguei estava tudo curado, dei alta a todos, enfermaria vazia.
Por um dia não vou ouvir falar mais de doenças! Desde que permaneça dentro da enfermaria vazia (pois, telefonarei à Telepizza, fumarei um charuto - se o FJV não se esquecer!, beberei umas cervejas, sentar-me-ei numa cama vazia e não verei televisão).

Sem comentários: