sábado, fevereiro 12, 2005

A Compressa Entre A Joana E O Rui

A resposta do Rui Miranda:

".../...
Cara Joana,
Sim, sei que as contagens são feitas pelo instrumentista e pelo circulante.

Não sei se todas as normas foram cumpridas, não estava lá.

Sim, sei que as equipas cirúrgicas variam consoante a instituição.

Eu não disse que a culpa é do instrumentista. Disse, sim, que é sua função contar o material utilizado. E que é indesculpável que se falhe esta ou não se intervenha.
Claro, em caso de sua presença, tem toda a razão.

Eu não chamo "passadores de ferros" aos enfermeiros instrumentistas, porém, conheço muitos colegas que o fazem.
Jádefendi variadíssimas vezes a importância da presença da equipa de enfermagem no Bloco Operatório. Continuo a fazê-lo.

Frustração? Não, nunca foi meu objectivo ser enfermeiro do Bloco.

Vontade de dizer mal? Não. Apenas pretendi realçar que existem outros profissionais, os enfermeiros, que também têm funções e importância. Que merecem os louvores e as críticas também.

A meu ver, a classe tem feito excelentes progressos e concerteza continuará a fazê-los.

Não pretendo gerar polémicas, pensei ser benéfica a minha intervenção. Pelos vistos, a colega interpreta-a como uma agressão à classe. Não a vejo como tal. Não voltarei a comentar o "caso da compressa". Agradeço a sua intervenção enquanto profissional do Bloco, penso que foi oportuna.
Com os melhores cumprimentos, Rui
"

Sem comentários: