quinta-feira, fevereiro 24, 2005

"Umana cosa è"

Depois te ter falado na conferência do Prof. Lobo Antunes subordinada ao tema "Para Onde Foi o Dr João Semana?" recebi alguns pedidos para indicar os locais (links) onde se poderia ler o que foi dissertado.

Mas também não encontrei.
Apenas uma breve notícia sobre a realização da conferência e poucas linhas sobre o conteúdo. Foi no Correio da Manhã e naturalmente, como não houve mortes nem alegadas negligências médicas a notícia não passou de 2-3 linhas perdidas no fundo de uma página qualquer.

Contudo, o Google deu-me outra ligação para a página da Associação dos Médicos de Família Portugueses onde se pode ler a Conferência de Abertura do 9º Congresso Nacional de Medicina Familiar, realizado em Viseu em 26 de Setembro de 2004, também pelo Prof. Lobo Antunes e subordinada ao mesmo tema e intitulada "Umana cosa è".

Leiam que vale a pena!
E talvez me compreendam melhor.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Primum non nocere" mas "Errare humanum est" no entanto... "Perseverare autem diabolicum"!

Errar é humano. Concordo. Atacar por atacar. Dizer por dizer. Em nada contribuem para melhorar a situação. Concordo plenamente. Também eu detesto o sensacionalismo imbecilizante.

Felizmente, por vivermos num país de blogs e intelectuais... Acho que podemos ignorar o que se passa noutros países (assaz sub-desenvolvidos): Institute of Medicine Report - To Err is Human (1999).

Bem sei que muitos têm relativizado esse famigerado relatório (por exemplo: Blendon et al. (NEJM 2002) ou este - McDonald et al. (JAMA 2000)) mas a opinião não é unânime - Leape (JAMA, 2000) ou Kaushal et al. (JAMA 2001).

Em Portugal, estou certo, é diferente. Por isso me sinto tão feliz de aqui viver.

Muito obrigado pela sinceridade dos seus posts. Peço desculpa, em nome de todos os pacientes deste país por sermos injustos, despropositados, ignorantes e inconvenientes... é uma maçada!

Um abraço!