sábado, abril 25, 2009

Os Salpicos De Óleo No Olho Da D. Guilhermina!

Do Diário de Notícias

Ateístas reconhecem valor de Nun'Álvares e ridicularizam milagre

I.T.M.

Em vários comunicados e tomadas de posição a Associação Ateísta Portuguesa tem vindo a protestar contra o que considera ser o "conúbio do Estado com a Igreja" a propósito da canonização de Nun'Álvares.

Em conversa com o JN, Carlos Esperança, presidente da AAP, reconhece o valor social do catolicismo, como o de todas as religiões, mas o que não pode deixar de privilegiar é "o valor laicidade".

Para Carlos Esperança, a religião "é um direito. Não consideramos que seja uma atitude racional, mas não censuramos as pessoas por isso. O que, sim, reivindicamos é que o Estado seja laico".

Princípio que em seu entender está a ser posto em causa pela manifestação oficial do Estado português em homenagem a Nuno Álvares Pereira no contexto da sua "subida aos altares".

O milagre que curou o olho de D. Guilhermina não passa, para Carlos Esperança, "de um acto de pura crendice, de uma burla indigna do cavaleiro medieval", que a AAP reconhece como "vulto histórico". Aliás, a AAP defende "a liberdade religiosa sem qualquer limitação", assegura Esperança, e o ateísmo associativo da AAP é sobretudo "de defesa da laicidade".

"Para nós o ateu é aquele que vive perfeitamente bem sem deus", destaca. "Mas não me peça para provar que ele não existe", acrescenta, reconhecendo a dificuldade filosófica da opção racionalista do ateísmo. "Temos inquietações e esperamos que a Ciência as resolva", porque, acrescenta, "cada vez menos devemos aceitar afirmações para as quais não haja provas convincentes".

A prova do milagre é, segundo a AAP, um "atestado de menoridade". "O prestígio do Condestável não se dilata com o alegado milagre. E Deus, se existisse, podia mais facilmente ter evitado os salpicos de óleo que queimaram o olho de D. Guilhermina!".


 

Valha-nos Deus!

Sem comentários: